Secretário reúne-se com membros da frente parlamentar contra a instalação de aterro sanitário no bairro do Taboão


25/04/2007 19:20

Compartilhar:

Reunião com membros da frente parlamentar contra a instalação de aterro sanitário no bairro do Taboão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BERTAIOLI FRENTE PARLA A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada na terça-feira, 24/4, o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, colocou-se à disposição da frente parlamentar instaurada na Assembléia para discutir a implantação de um aterro sanitário no distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes. Segundo ele, a realização da audiência pública, marcada o dia 8/5 na sede da Associação Cultural e Desportiva Bunkyo, é "a grande oportunidade" que a cidade terá de apresentar seu posicionamento contrário ou favorável ao empreendimento.

Graziano destacou que toda e qualquer manifestação pública feita durante as audiências passará a fazer parte do processo de avaliação técnica e licenciamento que vem sendo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente. "Fora das audiências, as manifestações não são parte integrante do processo", destaca ele, referindo-se ao fato de que eventos desse tipo são comandados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), órgão responsável pela avaliação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima).

"A audiência pública é o momento em que a legislação permite que a comunidade se manifeste, apresente seu posicionamento, questione o que está sendo feito, através de contestações técnicas", destacou o secretário, que participou de uma reunião, a pedido do deputado Marco Bertaiolli (DEM), na Liderança do partido na Assembléia, juntamente com os deputados Estevam Galvão de Oliveira (DEM), Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS) e José Candido (PT), todos integrantes da frente parlamentar formada há um mês para discutir a questão.

Segundo Bertaiolli, o encontro serviu para que os parlamentares esclarecessem algumas questões. "O secretário se colocou totalmente à disposição e está aberto para discutir o assunto", afirmou o deputado, acrescentando que tem "total confiança nas análises técnicas realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e no trabalho desenvolvido pelo secretário". Bertaiolli defendeu a participação em massa da comunidade mogiana na audiência pública. "Temos de nos organizar para que a defesa do nosso município seja feita de forma consistente, coerente e técnica. Com a seriedade que o assunto merece."

Conforme o deputado, o secretário tem razão ao afirmar que o evento é a oportunidade de a cidade mostrar os motivos pelos quais é contra a instalação do empreendimento na área do Taboão. "Temos que comprovar " e sensibilizar os membros da secretaria, do Consema e todos os órgãos envolvidos " que a área do Taboão deve ser reservada e preservada para a industrialização", destacou Bertaiolli, acrescentando que na semana anterior já estivera com o secretário e o aterro sanitário foi um dos assuntos discutidos.

alesp