Envolvida de finas e ricas harmonias, a pintura de Uydad Nassar é um hino poético à natureza

Emanuel von Lauenstein Massarani
19/05/2004 14:00

Compartilhar:

Obra Explosão rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Nasser obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Uydad Nassar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Nassar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uydad Nassar encontra e descobre a felicidade da natureza, exaltando todo o perfume através das flores que pinta com um jogo de verdes, rosas, violeta e amarelos. A força dessa pintora manifesta-se em todo o seu vigor, quase desejando acentuar por meio de suas flores o sentido da luz que deliberadamente se incorpora nas formas até transformá-las em valores expressivos.

O encanto de suas composições florais é onírico, no qual os elementos veristas são ocasiões filtradas para ascender o arco-íris dos sentimentos. A arte de Uydad Nassar, que num primeiro impacto parece quase de evasão, é todavia complexa, seja na forma, seja no conteúdo. Tanto no seu domínio cromático como nas delicadas passagens de uma cor para outra, descobre-se que sua pintura possui misterioso fascínio.

Uma série infinita de sensações se difundem docemente de seus quadros. Suas flores assumem uma luminosidade que se irradia no interior mesmo da obra e que explode com graça e suavidade.

Trata-se de uma pintura de tenro e doce luminismo. A imagem de primeiro plano fica tão próxima que alcança o informal. Pintora de instinto, Uydad Nassar cria com certa fertilidade flores, naturezas-mortas e, mais recentemente, obras abstratas dentro de uma franca tensão cromática.

Sua obra Explosão rosa, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, adere à poesia da natureza, que a artista ama com respeitosa admiração. Por isso, sua pintura é envolvida de finas e ricas harmonias e suas imagens se iniciam ritmicamente de um dado real, para alcançar a tonalidade de sua possível projeção ideal, na qual se reverberam os seus sonhos, suas estações, suas fantasias remotas.

A Artista

Pintora, aquarelista e escultora, Uydad Nassar nasceu em São Paulo, em 1928. Desde muito jovem dedicou-se ao ensino como professora secundária e, paralelamente, às atividades artísticas. Estudou desenho e pintura na Scuola Lorenzo de Médici, em Florença, Itália e seguiu um curso intensivo na Academie de la Grande Chaumiere, em Paris, no ano de 1979. Freqüentou cursos de pintura com João Rossi, na Associação Paulista de Belas Artes, com o professor Rangel em Catanduva e ainda com os artistas Colette Pujol, Ana Shulz, Durval Pereira e Castellani.

De 1960 a 1979, realizou exposições no Instituto Yázigi, na Associação Brasileira de Desenho e no Salão da Alfândega, no Rio de Janeiro; Salão Paulista de Belas Artes; Salão de Sorocaba; Associação Paulista de Belas Artes e Salão do Jubileu de Prata.

De 1980 a 1989 expôs no Pavilhão da Bienal, na Mostra Cultural do Imigrantes; First Brazilian Contemporain Art, Estados Unidos; Centre International d'art Contemporaine em Paris, França; Salão de Artes Plásticas do Carmo; Salão Nacional de Artes Plásticas; Clube Homs; Salão dos Novos, na Academia Paulista de Belas Artes; Salão da Marinha, Rio de Janeiro; 1ª Mostra de Arte Contemporânea de Lisboa em Portugal; Salão Paulista de Belas Artes e Salão Feminino, São Paulo.

De 1990 a 2001 participou da exposição Arte Síria no Brasil, Galeria Portal; Colméia; Galpão das Artes; Galeira Katerine Rege; Museu de Arte de Goiânia; Arte ao Vivo no Centro de Negócios de São Paulo e uma retrospectiva individual no Espaço Promenade, no Shopping Eldorado, SP.

alesp