Debate na Assembléia aborda inovação tecnológica em empresas


18/10/2005 16:00

Compartilhar:

 representante da Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), João Carlos Basílio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semintecJoao Carlos Basilio da Silva03mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário organizado pela Associação de Assistentes Técnicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (Atepesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/seminaintec327mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Henrique Diegues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semintecJose Henrique Dieguez02mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semintec343mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento de Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Ronald Martin Dausha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semintecRonald Martin Dauscha0mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A necessidade de maior investimento em inovação tecnológica nas empresas foi debatida em seminário realizado na manhã desta terça-feira, 18/10, na Assembléia Legislativa. O evento, organizado pela Associação de Assistentes Técnicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (Atepesp), teve como objetivo principal debater a situação atual e as perspectivas de pesquisa e desenvolvimento no Estado.

Há um esboço de projeto de lei sobre inovação tecnológica para São Paulo, elaborado pelo Executivo, que deve ser encaminhado à Assembléia. Por enquanto, a Lei 10.973/04 e o Decreto 5563/05, ambas normas federais, regulam o assunto.

Representando a Fiesp, Anita Deddling disse que pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que as empresas inovadoras chegam a faturar 30% acima dos concorrentes, têm maior lucratividade e exportam mais e pagam melhores salários. Entretanto, ela afirmou que "apenas 1,7% das 72 mil empresas pesquisadas investe 3% do faturamento anual para inovar e diferenciar seus produtos".

Dedling constatou, ainda, que São Paulo é responsável por 52% do valor investido em tecnologia no Brasil. Para ela, a manutenção na participação de mercado e o lançamento de novos produtos são motivos que levam as empresas a investir em planejamento e desenvolvimento.

Limites e potencalidades

A pesquisa revelou ainda que apenas 9% das empresas estão informadas e têm condições de usar os benefícios fiscais e legais de incentivo à inovação tecnológica. Anita disse, ainda, que apenas as grandes empresas, pela capacidade que têm de monitorar melhor as várias normas existentes, utilizam desses benefícios.

O presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento de Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Ronald Martin Dausha, declarou que o Brasil, juntamente com os Estados Unidos, Rússia e China são os únicos países que têm mais de cem milhões de habitantes, uma área territorial acima de quatro milhões de quilômetros quadrados e um PIB (produto interno bruto) acima de R$ 400 milhões de reais. Para ele, estes dados revelam que o país tem potencial para desenvolvimento tecnológico.

Dausha declarou que o Brasil forma mais de 8 mil mestres e doutores por ano. Segundo ele, mais do que em muitos países desenvolvidos. Ressaltou, ainda, que a MP252, a chamada "MP do bem", que teve seu prazo expirado semana passada - sem que tivesse sido transformada em lei, trazia a previsão de incentivos fiscais para empresas que tivessem em seus quadros, mestres e doutores atuando em inovação tecnológica.

O seminário discutiu ainda a integração entre as universidades e as indústrias, as parcerias para descoberta e desenvolvimento de inovações na área farmacêutica, a questão do meio ambiente e a tecnologia da informação e comunicação.

Participaram do encontro o representante da Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), João Carlos Basílio; do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Henrique Diegues; da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Luis Fernando Madi; o superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Guilherme Ary Plonski; e o gerente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Geovane Cayres Magalhães. Rodrigo Oliveira, assessor da Presidência, representou o deputado Rodrigo Garcia na abertura dos trabalhos.

alesp