Jorge Solyano retrata seus personagens com pungente interpretação psicológica

Acervo Artístico
02/06/2005 15:15

Compartilhar:

Jorge Solyano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jorge Soliano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra "Velho caboclo do sertão", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa,<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jorge Soliano velho caboclo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sensibilizado pelo caráter e pelas expressões da raça negra, Jorge Solyano adotou com grande empenho um discurso pictórico cuja principal intenção é de apresentar com profunda humanidade e calor humano, figuras típicas e expressivas.

O artista sabe colher em seus personagens os aspectos mais sinceros e suas peculiaridades: tipos populares, vultos e personagens do cotidiano emergem através de seu pincel com absoluta clareza e como símbolos de uma comunidade que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento e nossa miscigenação.

Jorge Solyano encontrou uma sua precisa dimensão como pintor, coligando-se a um certo hiperrealismo para interpretar essa realidade social e popular, com suas nuances e suas interrogações. Sua pintura possui vigor e entendimento, pois homens e mulheres são captados com uma pungente penetração psicológica.

Empregando seus conhecimentos compositivos, o artista narra seu testemunho pictórico, com habilidade amalgama as cores, respeita o desenho, estuda as luzes com extremo cuidado e permanece fiel ao reproduzir a imagem real.

Na obra "Velho caboclo do sertão", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a espontaneidade e humanidade de Jorge Solyano são surpreendentes, em volta das quais rodeia uma incessante operação psíquica dos temas propostos com extraordinário realismo.

O Artista

Jorge Solyano nasceu em Mogi das Cruzes em 1967, onde reside e instalou o seu próprio atelier. Participou de cursos de artes plásticas na Escola Panamericana de Artes e história da arte no Museu Brasileiro de Escultura de São Paulo. Desde o ano de 2001 dedica-se integralmente à pintura, inclusive lecionando artes plásticas. Em 2004 foi aceito como membro aspirante da Academia Nacional de Artes Plásticas.

Participou de diversas exposições individuias e coletivas, entre elas: Indiana Bar, Mogi das Cruzes, SP; Espaço Cultural do Shopping Mogi, SP; Shopping Suzano, SP (2001); Casarão, Mogi das Cruzes; Espaço Cultural da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes; Espaço Cultural do Shopping Mogi, Mogi das Cruzes (2002); Secretária de Cultura, Congresso Nacional de Advogados, Suzano; "Eclético", Espaço Cultural do Mogi Shopping; Casarão XXI Salão da Primavera, Mogi das Cruzes (2003); "Homenagem a Mulher", Casa da Fazenda do Morumby, SP e Central Plaza Shopping, SP; "Homenagem á Airton Senna", Espaço Cultural Hotel Hilton, SP, "Orixás", Casarão de Mogi das Cruzes (2004).

Possui obras em coleções particulares e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp