Teve início o curso Governo e Poder Legislativo


08/09/2008 16:50

Compartilhar:

Marco Aurélio Nogueira (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/ILP marco aurelio nogueira ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de articular a vivência política com o conhecimento acadêmico, teve início nesta segunda-feira, 8/9, na Assembléia Legislativa, o curso de Especialização Pós-graduação latu sensu Governo e Poder Legislativo.

O curso é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e conta com carga horária de 420 horas. O curso será ministrado sempre as segundas e terças-feiras, das 9 às 13 horas no auditório da ILP.

O coordenador de pós-graduação da Unesp, professor Milton Lahuerta, disse que o curso acontece graças a um bom resultado da edição anterior, além de uma grande demanda de pessoas que têm vivência política na prática, mas necessitam de conhecimento técnico. "A idéia é complementar essa vivência com uma reflexão mais aprofundada sobre a vida política", disse.

As aulas serão divididas em 11 módulos e abordarão as seguintes disciplinas: Estado, Política e Governo no Contexto da Globalização; Teoria da Democracia e da Democracia Representativa; Teoria do Partido Político; Instituições Políticas Brasileiras; Organização e Funções do Poder Legislativo; Teoria das Relações Internacionais; Economia Brasileira; Metodologia Científica e Introdução ao Trabalho Intelectual.

A primeira aula foi ministrada pelo professor titular da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, que falou sobre a relação do Estado, política e globalização, e abordou também sobre a importância do poder legislativo em uma sociedade.

Para Nogueira, cursos como esse são de extrema importância, pois eles proporcionam a oportunidade de as pessoas se atualizarem e para ele quem quiser estar ativo no mundo, necessita sempre estar em busca de novos conhecimentos. "Espero que neste curso possamos criar um novo modo de olhar o mundo da política", falou.

alesp