Museu de Arte - Isabella Tomassetti traduz seu pensamento em arte valorizando a figura feminina


04/03/2009 14:00

Compartilhar:

Isabella Tomassetti <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/isabela.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Véu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/isabela o veu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A realidade das coisas é expressa por Isabella Tomassetti através de um surrealismo rico de tons interessantes aplicado ao seu grafismo e à habilidade que condiciona de modo particular seus temas e os caracteriza.

Conforme a própria artista, trata-se de uma experiência nova traduzir o pensamento em arte. No processo criativo, ela traz à luz percepções antigas de cada cultura e de cada tempo, traçando corpos e olhares sobre a tela.

Isabella Tomassetti é uma pintora sensitiva que capta vibrações das coisas que a cercam, onde a natureza ocupa lugar de destaque e a figura humana é por ela envolvida.

As imagens assim representadas aparecem, às vezes, alusivas, outras vezes, evidentes ou conturbadoras, mas, sempre, encontra-se presente a representação naturalista como um sonhar premeditado.

A obra "O Véu", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos transmite serenidade, limpidez e calma, quase idealizando um sentimento de sonho e de paz.



A artista



Isabella Tomassetti nasceu em Ancona, Itália, onde reside e instalou seu atelier.

Médica psiquiatra e artista plástica, há anos dedica seu trabalho contra a violência feminina, uma vez que a condição da mulher representa o território de sua pesquisa.

Participou de inúmeras exposições na Itália e no exterior, destacando-se entre elas, "Mulheres e diversidade" em Castelfiorentino, Toscana, (2006); Galeria Italarte Portuense, Roma (2007 e 2008); Galeria de Arte "L"incontro", Ancona (2008); Galeria Spazio Surreale, São Paulo (2008); "Artistas premiados na Bienal de Roma de 2008, no Espaço Cultural V Centenário, Museu de Arte do Parlamento de São Paulo (2009), "Sentimentos e Paixões", em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Galeria Italarte Portuense, Roma (2009).

Foi selecionada e premiada no Concurso "Bando alle Donne" com sua obra "Lo Sguardo Abusante", Castelfiorentino (2006) e na VII edição da Bienal de Arte Internacional de Roma (2008).

Possui obras em coleções particulares na Itália, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp