Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Suzy Fukushima


10/06/2011 08:24

Compartilhar:

Suzy Fukushima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/museuSUZYFUKUSHIMA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flores na Faixa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/museuFLORESNAFAIXASUZYFUKUSHIMA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pesquisa geométrico decorativa de Suzy Fukushima possui cromatismo e significado simbólico





Sem renegar as próprias premissas fundadas na tradição abstrata moderna, os quadros de Suzy Fukushima mais recentes são prevalentemente monocromáticos, uma monocromia que, dependendo das suas pinceladas, reage diversamente à luminosidade.



Não há duvida de que a artista crê firmemente na vitalidade da pintura, pois sua problemática está concentrada exatamente na essência do pintar e sobre os modos de como a pintura pode ser elaborada, lançada e sobreposta. Por essa razão, ela conduz uma série de pesquisas na área geométrico-decorativa, que alcançam também soluções do tipo modular.



Suzy Fukushima consegue colher certos aspectos da vida e evidenciá-los sobre as telas com equilíbrio, tornando atraente a visão de suas sensações. Com uma boa carga de criatividade, ela aplica a cor em perfeita coerência entre o elemento estilista e sua vocação.



A dinâmica de seu traço e a de sua cor se revelam nas faixas que cria no pé de cada quadro, onde, sem abandonar um certo geometrismo da composição, pinta elementos ligados à natureza ou ao cotidiano.



Utilizando a tela como paleta e laboratório, sua intuição está no modular e harmonizar os pigmentos compatíveis para obter uma composição original. A cor para Suzy Fukushima deriva de sua necessidade de pintar emoções e anexar ao seu uso um significado simbólico.



Como em "Flores na Faixa", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, cada seu quadro constitui uma formulação sempre nova das mesmas propostas.





A Artista





Suzy Fukushima, pseudônimo artístico de Suzy Fukushima Kim Bresciani, nasceu em São Paulo, em 1972. Iniciou suas atividades artísticas no ano 2000, com autodidata, e em 2003 mudou-se para Blumenau (SC), onde optou por especializar-se em artes plásticas.





Freqüentou diversos cursos de pintura a óleo sobre tela com a professora Abegair da Silva Braun e arte contemporânea com a professora Dulce Palladini (2003).



Realizou as seguintes exposições individuais: "Oriente-se", no Espaço Cultural do Shopping Neumarkt, Blumenau, SC; e Honda Takai, no Centro Cultural do Balneário Camboriú, SC (2004).



Participou de várias exposições coletivas, destacando-se entre elas: em 2005, I Exposição Consulte, Espaço Cultural do Hotel Intercontinental, São Paulo, SP; I Mostra de Arte Casa & Móvel Center Shop, São Paulo, SP; Mostra de Arte Triom, São Paulo, SP; Fang e Suzy Fukushima, Espaço Belas Artes, Blumenau, SC; e Espaço Cultural Triom, SP; e, em 2006, Cores e Formas, Galeria Spazio Surreale, São Paulo, SP; XX Mostra de Arte da Granja Viana, São Paulo, SP; e Centro Brasileiro Britânico, SP.



Foi selecionada em diversas publicações, tais como: "Anuário Brasileiro de Arte Plásticas: Consulte", edição de 2005; "Consulte Arte & Decoração"; "Gigantes 2005 " Uma Lição de Vida" e "Homenagem Troféu Fang".



Possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp