Solenidade comemora centenário da umbanda


14/10/2008 16:46

Compartilhar:

Olimpio Gomes entre os componentes da mesa de trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/OLIMPIO UMBANDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Olimpio Gomes (PV) participou nesta sexta-feira, 10/10, da solenidade em comemoração dos 100 anos da umbanda " que serão completados nesta quarta-feira, 15/10 ", no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa. O evento, promovido e coordenado pelo gabinete do parlamentar, contou com a presença de várias autoridades representantes do Superior Órgão de Umbanda do Brasil.

"Eu, que sou católico, tenho o privilégio de abrir as portas desta Casa para a comemoração do centenário da umbanda no Brasil", disse o deputado. "O Poder Legislativo tem a obrigação de ser guardião de todas as liberdades esculpidas no artigo 5º da Constituição Federal."

Entre os presentes estavam Pai Élcio de Oxalá; Mestre Rivas Neto, reitor da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU); Mãe Vâniah de Ogum; Pai Sílvio; Ogã Alabê Sandro Matos; Pai Joãozinho; Sri Madana Mohana; e Ogã Antônio Emanuel.

Mãe Nazaré, representante do povo indígena, destacou: "A umbanda veio para unir os templos e ajudar as pessoas". Pai Medeiros ressaltou que uma das conquistas da religião foi a inauguração da FTU, fundada em 2003 pelo médico cardiologista Francisco Rivas Neto, que é reconhecida pelo MEC.

O presidente do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo (Souesp), Pai Milton Aguirre, contou que este ano é dedicado a São Jorge. Durante a festa comemorativa, ocorreu apresentação de dança cigana, do Grupo de Dança do Templo de Umbanda Iansã e Cacique Tupinambá.

A umbanda é uma religião legitimamente brasileira. Suas raízes estão alicerçadas nas culturas indígenas, africanas, no sincretismo católico e na doutrina espírita de Allan Kardec. Com fundamentos milenares, foi oficialmente implantada no Brasil em 1908, em São Gonçalo, no município de Niterói, pelas mãos de Zélio Fernandino de Moraes.

O deputado Olímpio Gomes lembrou que em abril deste ano promoveu a comemoração do centenário da Arquidiocese de São Paulo. "Feliz o povo que respeita as liberdades de culto e religião", afirmou.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp