Representantes de entidades discutem oportunidades de cooperativas de consumo


25/04/2006 17:33

Compartilhar:

Jardim com a diretoria da COOP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JAR COOP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou de um café da manhã no dia 19/4, com toda a diretoria da Coop " Cooperativa de Consumo ", destacando a presença do seu presidente, Antonio José Monte, e do vice-presidente e diretor do ramo de consumo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Marcio Blanco do Valle.

O encontro teve o objetivo de debater as oportunidades das cooperativas de consumo diante da sanção da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, Lei 12.226, que entre outras iniciativas, visa à mudança de parâmetros de organização da produção, do consumo e do trabalho através do estímulo e da inclusão do estudo do cooperativismo nas escolas públicas.

"Para os nossos 1,3 milhão de cooperados trata-se de um marco para incentivar o desenvolvimento da atividade cooperativista em nosso Estado. Levando-se em conta que o cooperativismo é dotado dos valores de igualdade e democráticos, podemos considerar que o ensino dessa disciplina pode refletir na formação de pessoas com maior consciência crítica e com valores democráticos, e que sejam, acima de tudo, empreendedoras," ressaltou o presidente Antonio José Monte.

Hoje, a Coop opera numa faixa entre as grandes cadeias de supermercados, as redes de médio porte e pequenas ou lojas familiares. Isto impõe uma atuação dinâmica, buscando melhorar as condições gerais de negociações, permitindo à cooperativa uma performance competitiva no mercado do varejo, o qual se revela cada dia mais agressivo. A movimentação econômica da Coop em 2005 atingiu a marca recorde de R$ 1,076 bilhão, número 7,9% superior ao total alcançado no ano anterior, quando o empreendimento faturou R$ 997,8 milhões. O avanço coloca a cooperativa de consumo na 9ª posição do ranking supermercadista do país.

"As cooperativas de consumo eliminam intermediários e garantem gêneros mais baratos para os cooperados. Também contribuem para a regulação dos preços nos municípios em que se instalam, além de produzirem benefícios socioeconômicos para a sociedade através dos impostos diretos gerados pelas cooperativas". afirmou Arnaldo Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp