Parceria entre Câmara dos Deputados e Assembléia inicia Rede Legislativa de TV digital

TV Assembléia Digital
20/10/2008 22:19

Compartilhar:

Arlindo Chinaglia e Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/mesa (13 of 24).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, Arlindo Chinaglia, Vaz de Lima e Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/ROB_5373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de lançamento da Rede Legislativa de TV digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/mesa (8 of 24).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

TV Assembléia passa a transmitir 24 horas de programação em canal digital aberto e gratuito





Diversas autoridades federais, estaduais e municipais compareceram nesta segunda-feira, 20/10, ao plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa para acompanharem a cerimônia de lançamento da Rede Legislativa de TV digital. O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, assinaram o termo de cooperação entre as duas Casas que possibilita a transmissão das programações da TV Câmara dos Deputados e da TV Assembléia de São Paulo, por meio da TV digital, em sinal gratuito, 24 horas por dia. A Assembléia paulista é a primeira a oferecer um canal digital aberto gratuito à população.

Na cerimônia, Vaz de Lima ressaltou que, com a transmissão em sinal digital, o Legislativo paulista deixa de atender apenas ao público dos sinais por assinatura e passa a se comunicar com toda a sociedade em sinal aberto e gratuito. "Isso se chama democratização da informação", disse ele. A expectativa é de que até o final de 2009, todo o Estado de São Paulo tenha acesso ao canal.

Chinaglia ressaltou que facilitar o acesso do cidadão à informação pública lhe dá oportunidade de avaliar melhor o trabalho dos parlamentares, direito a ele garantido pela constituição. Acrescentou que os recursos tecnológicos da nova TV permitem, inclusive, a interação entre o cidadão e os parlamentares: o expectador pode, por exemplo, dialogar com os deputados e oferecer sugestões apresentar questionamentos quanto às proposituras analisadas. A interatividade com o cidadão, na avaliação de Chinaglia, ajudará na definição das prioridades do trabalho legislativo. "É com o diálogo, com a troca de idéias e até com o enfrentamento de idéias que construímos uma sociedade democrática", disse ele.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues, elogiou a parceria e demonstrou interesse em integrar aquele legislativo municipal à Rede Legislativa de TV digital.



Informação isenta



O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que também participou do evento, afirmou que o sinal digital vai inaugurar uma nova relação do cidadão com o Parlamento, estimulando a participação e contribuindo para reduzir imagens distorcidas sobre o trabalho legislativo. "Estamos dando informação à população para que ela faça um julgamento criterioso das atividades legislativas", disse o vice-presidente.

Donisete Braga (PT), 1º secretário da Assembléia, acrescentou que "a população terá ao seu alcance uma ferramenta poderosíssima para acompanhar, fiscalizar e cobrar trabalho do parlamentar que elegeu". O 2º secretário, Edmir Chedid (DEM), considerou a iniciativa "um grande avanço na comunicação entre o eleitor e seu representante", uma vez que as transmissões vão permitir que o munícipe de uma cidade longínqua manifeste, em tempo real, sua opinião sobre a atuação do parlamentar.

Para ter acesso ao sinal digital, o telespectador precisa dispor de uma antena UHF e de um conversor. A transmissão experimental, no canal 61, não atingirá ainda toda a cidade de São Paulo, mas marcará o início dos testes para definição da cobertura e da qualidade do sinal de cada TV legislativa. Os testes serão realizados pela equipe da Universidade Mackenzie, em parceria que também possibilitará o teste do sinal do Canal Universitário de São Paulo ainda neste ano.



Rede Legislativa



O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, afirmou que até 2014 a TV da Câmara dos Deputados digital estará disponível em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A previsão, segundo ele, é que, as câmaras municipais de todas as capitais tenham acesso ao sinal digital até 2010, formando a Rede Legislativa de TV Digital.

A multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. A idéia é que se forme a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço ainda para a transmissão dos sinais das câmaras municipais. O modelo de operação testado em São Paulo servirá de referência da rede em todo o país.

O acordo de cooperação entre TV Câmara dos Deputados e a TV Assembléia prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros. A expectativa é que a operação definitiva se inicie no segundo semestre de 2009. Não haverá custos entre os parceiros para as transmissões experimentais, pois serão usados equipamentos digitais para testes cedidos por empresas e serão usadas as instalações da TV Cultura, que já presta serviços à TV Assembléia.

alesp