Campanha de prevenção à gravidez precoce


29/04/2010 16:19

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/GILMACIGRAVIDEZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com o Projeto de Lei 790/2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), fica instituída a Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce a ser realizada no mês de maio em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.

O parlamentar fala que a gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. "Gravidez na adolescência envolve muito mais do que alterações físicas. As questões de ordem emocional, social e de saúde são as mais importantes. É um problema de saúde pública no Brasil", enfatiza.

O objetivo da campanha, segundo Gilmaci, é promover encontros, grupos de debates, seminários e aulas de orientação de como prevenir a gravidez e explicações, que envolvam a concepção e as consequências da gestação precoce. "Todo trabalho desenvolvido deverá ser acompanhado e ministrado por profissionais da área médica e pedagógica", afirma.

O deputado diz que é muito importante que haja diálogo entre pais, professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação. "Ocorre que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, o que gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento", enfatiza.

"Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais e quando a escola promove explicações sobre prevenção, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis", explica o deputado.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp