Presidente do TJ recebe deputado e juízes de Rio Claro


16/05/2011 17:32

Compartilhar:

Demarchi (4º à dir.) com o presidente do TJ (centro) e magistrados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/DEMARCHI1presTJx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi (DEM) acompanhou, no dia 13/5, um grupo de juízes da Comarca de Rio Caro em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran. A comitiva foi composta pelos magistrados Cyntia Andraus Carretta (diretora do Fórum e titular da 3ª Vara Cível), Cibele Frigi Rodrigues Rizzi (Juizado Especial Cível e Criminal), Alexandre Dalberto Barbosa (1ª Vara Cível), Cláudio Luís Pavão (4ª Vara Cível) e Sérgio lazzareschi de Mesquita (3ª Vara Criminal).

Na oportunidade, o grupo solicitou ao presidente do TJ que o prédio do novo Fórum de Rio Claro, em fase adiantada de construção, seja destinado às varas criminais. Com isso, os processos da esfera Cível continuariam a ser julgados no atual prédio. Além disso, Demarchi entregou ao desembargador Bedran cópia da indicação em que sugere a denominação de "Dr. Luís Gonzaga de Arruda Campos" ao novo fórum. Segundo justificativa da proposta, o Dr. Luís Gonzaga de Arruda Campos passou a maior parte de sua vida dedicando-se à magistratura por 33 anos, tendo sido juiz de Direito nas comarcas de Presidente Prudente, Itaporanga, Catanduva, São Pedro, Capivari, Agudos, Rio Claro, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul e São Paulo. "Só este fato já justificaria a homenagem que se quer fazer à esta ilustre personalidade da Justiça paulista. No entanto, o Dr. Luís Gonzaga também dedicou muito tempo de sua vida às causas da educação, assistência social e melhoria da vida da população", disse o deputado.

Luís Gonzaga de Arruda Campos nasceu na cidade de Rincão (SP), no dia 3/5/1912. Foi casado com Kety Vasconcellos de Arruda, já falecida, com quem teve sete filhos. O juiz faleceu, em Rio Claro, no dia 13/7/1991.

Amante incondicional da Filosofia, da Educação e do Direito, Gonzaga iniciou seus estudos no Instituto Mackenzie de Araraquara, passando pelo Colégio Diocesano Santa Maria de Campinas e terminando o curso de Direito na Faculdade de Direito de São Paulo.

Como cidadão consciente de seu papel na sociedade em que viveu, participou ativamente da Revolução de 32, orgulho dos paulistas que se levantaram para exigir respeito e o restabelecimento do Estado de Direito. Combateu nas frentes de Cunha e Itaí. Exerceu a advocacia na cidade de Taquaritinga, de 1934 até o dia em que ingressou na magistratura, 31/5/1946, função que exerceu até sua aposentadoria, em 3/5/1979.

Em reconhecimento à dedicação às suas funções e a colaboração em instituições educacionais e assistenciais pelas cidades pelas quais passou, foi homenageado com o título de Cidadão Taquaritinguense, Sãopedrense e Rioclarense.

Em Rio Claro, onde se situa o fórum que se quer denominar, foi figura importante na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 27/9/1958. Em 1961, liderou um grupo de pessoas que buscavam alternativas para incluir jovens oriundos de famílias carentes, dando-lhes orientação e treinamento para o trabalho. Nascia, assim, a Guarda Mirim de Rio Claro, entidade que até hoje é referência na formação de jovens.

Foi colaborador em outras instituições assistenciais de Rio Claro, como o Instituto Nosso lar, a Casa dos Meninos, Casa de Estar e Casa da Criança São João da Escócia. Defensor da formação técnica dos jovens, foi um dos planejadores e fundadores da União de Amigos do Menor de Rio Claro, instituição que sempre se preocupou com a formação educacional e técnica dos jovens.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp