Qual será o verdadeiro papel da Escola e do restante da sociedade noEnsino da Cidadania?Freud, Jung e outros especialistas afirmam que o inconscientedetermina nosso comportamento muito mais que o consciente. De onde vem oinconsciente? Como é formado? William Lambert, psiquiatra americano eprofessor de psicologia social, fala da formação da mente da criança.Segundo ele, somente depois dos onze ou doze anos de idade, a pessoa começaa definir seus conceitos e preconceitos, apesar de estar sendo preparadadesde seus primeiros meses de vida.Hegel formula sua concepção do tríplice processo de formação daconsciência, consistindo de três elementos básicos: "as relações morais",isto é a família ou a vida social; a "linguagem", ou os processos desimbolização e o "trabalho" ou a maneira como o homem interage com anatureza para dela extrair seus meios de subsistência.David Hume fala da formação do "EU" ou da consciência do sujeito.Para ele, o "EU" é um feixe de informações ou percepções em constantemutação.Na terminologia sociológica, socialização significa transmissão eassimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças.Durkheim defende que a socieade não é simples soma de indivíduos. Épreciso que as consciências estejam combinadas de determinada maneira paraa existência da vida social. Surge, então, a Consciência Coletiva que iráinfluenciar a consciência individual. Durkheim entendia que os problemas daEuropa de sua época eram de natureza moral e não de fundo econômico.Para Weber, o indivíduo é mais importante, ou seja, os atores sociaisproduzem a sociedade.Edgard Morin, em trabalho desenvolvido para a Unesco, determinou quesomente com ética e cidadania nas escolas e nos órgãos de comunicação demassa, poderemos fazer com que uma nação deixe de ser atrasada e suba até opatamar das nações desenvolvidas.Nos dias atuais, a televisão passou a ser decisiva e nociva naeducação das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes.A falta de políticas públicas adequadas, com mais oportunidades eperspectivas, também se apresenta como fator negativo para a construção dementes ou consciências.A excessiva concentração de renda e o gigantesco hiato socialconstroem frustrações e dão origem ao estado de anomia (ausência denormas).O enfraquecimento da cidadania é sintoma de uma grave doença social.Governantes sérios e bem intencionados, assessorados por especialistas nasáreas da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia poderiam criar nortes eobjetivos, instituindo políticas eficientes para a promoção de mudançasefetivas. Nada disso surtirá efeito se não houver profundas transformaçõesna distribuição de renda, na valorização da Educação e na confecção denormas que instituam limites e punições exemplares para aqueles quedesrespeitem o sistema legal, principalmente os grandes fraudadores,corruptos e criminosos do "colarinho branco".Cidadania é um estado de consciência.*Rafael Silva é deputado estadual pelo PDT de São Paulo.