Primeiro-secretário anuncia audiência do governador para receber médicos residentes em greve


14/11/2006 17:59

Compartilhar:

Médicos residentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Medicos residentes Fausto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Cláudio Lembo agendou para quinta-feira, 16/11, às 12h, no Palácio dos Bandeirantes, audiência para receber as lideranças dos médicos residentes que estão em greve desde o último dia 8 por aumento no valor da bolsa de estudo e pela manutenção do número de bolsistas. O anúncio foi feito na tarde da terça-feira, 14/11, pelo 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), durante ato público dos médicos residentes na praça da Sé, no centro da capital.

"A pedido de vocês entrei em contato hoje com o governador. Ele disse que faz questão de receber as lideranças do movimento na próxima quinta-feira, ao meio dia, no Palácio dos Bandeirantes. O governador pediu que eu transmitisse esta mensagem a vocês", anunciou o deputado.

Fausto Figueira disse que Cláudio Lembo também pediu para anunciar que não haverá diminuição no número de bolsistas, temor dos médicos residentes caso seja atendida a reivindicação de aumento de 53,7% na bolsa paga pelo governo do Estado. Atualmente a remuneração é de R$ 1.470 para 60 horas semanais.

Para o 1º secretário, as reivindicações dos médicos residentes "são quase que um grito de alforria", se comparadas às lutas de outras categorias. "Enquanto os demais trabalhadores lutam por oito horas de jornada diária, vocês pedem para ter, no máximo, dez horas de trabalho diário, ainda muito aquém do que seria razoável", acrescentou.

O deputado frisou que a luta dos residentes também é uma luta da população e que o movimento já poderia ser considerado vitorioso. "Vocês são vitoriosos, porque não se trata de um movimento corporativo. No fundo, é um movimento para melhorar as condições de atendimento à população. O Sistema Único de Saúde precisa de especialistas como vocês, médicos residentes", comentou.

Após participar do ato público na praça da Sé, Fausto Figueira acompanhou um grupo de médicos residentes durante reunião com o presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, deputado Waldir Agnello.

alesp