Confronto entre as polícias


17/10/2008 17:14

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/OLIMPIO MANIFEST POLICIAL 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/OLIMPIO MANIFEST POLICIAL 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de três mil pessoas, entre policiais civis, militares da reserva e mulheres de militares da ativa, estiveram na manifestação que marcou um mês da paralisação dos policiais civis. O ato dos manifestantes, que contou a presença de policiais civis de mais quatro Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais), acabou em praça de guerra, quando, por volta das 16h, uma comissão de manifestantes foi impedida de seguir em passeata até o Palácio do Governo.

"Que fique claro que os policiais aguardaram não apenas 15 minutos, mas uma hora e meia, sentados no chão em frente ao portão 5 do estádio, para que 12 representantes fossem recebidos por um dos secretários do governo, conforme haviam prometido representantes do Palácio", explicou o deputado Olimpio Gomes (PV), criador da Frente Parlamentar pela Segurança Pública e líder do Movimento pela Dignidade Policial no Estado.

Segundo o deputado, os manifestantes, que aguardavam desde o meio dia, decidiram seguir em passeata. "Os líderes, de braços dados na linha de frente, foram recebidos pela barricada formada por policias militares da Tropa de Choque, que lançaram contra os manifestantes bombas de efeito moral e tiros de balas de borracha, colocando ao enfrentamento seus colegas da Segurança Pública", explicou.

"Houve disparos mútuos, ameaças de disparos de metralhadoras e fuzis ensejando uma verdadeira guerra fratricida", relatou Olimpio Gomes, para quem a situação está fora de controle. "Em nenhum país civilizado forças policiais armadas vão à via pública em enfrentamento bélico", desabafou, afirmando que só uma intervenção federal poderá restabelecer a ordem e a paz.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp