Audiência debate mudanças na Operação Água Espraiada


06/05/2010 17:20

Compartilhar:

Giannazi (3º à dir.) organiza a luta com os moradores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/GIANNAZIAGUAESPRAIADA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunidos, no dia 30/4, na Assembleia Legislativa, moradores e o deputado Carlos Giannazi (PSOL) deram continuidade à luta, junto ao poder público, pelo direito ao respeito, à informação precisa e à participação nas últimas decisões acerca da mudança de trajeto de um túnel na Operação Água Espraiada.

Desta vez a reunião ganhou força pela lotação do espaço e aumento expressivo do interesse das pessoas com relação ao debate. "A mobilização organizada e crescente pode reverter alguns aspectos atrelados ao conjunto da obra", observou o deputado. O fato é que alterações de última hora, sem consulta à população ou estudos suficientes, acabam prejudicando e muito os planos de cada família que mora na Vila Fachini e na Vila do Encontro.

Giannazi abriu a palavra aos moradores, que puderam se manifestar sobre suas dúvidas e receios em relação à operação. Na sequência, foi sugerido que uma comissão deles acompanhasse o parlamentar em reuniões na Emurb, na Defensoria Pública e no Ministério Público a fim de obrigar a prefeitura a mudar o traçado do túnel e diminuir o número de desapropriações, possivelmente desnecessárias.

Outros pontos críticos que serão pauta de uma nova audiência com a prefeitura são o licenciamento da obra e o EIA-Rima, bem como o temor de que parte das desapropriações prejudique as famílias mesmo depois da conclusão da obra em função da ocupação dessas áreas, pelas empreiteiras, para especulação imobiliária na região.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp