Mais vagas para tratamentos no Alto Tietê


16/06/2011 12:43

Compartilhar:

Estevam Galvão (à dir.) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ESTEVAMGALVAOtratamentoTIETE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Ministério da Saúde deve autorizar o aumento de vagas para pacientes de oncologia, no Alto Tietê. A solicitação foi feita, no dia 14/6, pelo deputado Estevam Galvão (DEM) ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência realizada em seu gabinete em Brasília.

Estevam falou sobre o aumento da demanda na região nos últimos seis meses e a necessidade de aumento do teto para atendimentos dos pacientes com câncer no Alto Tietê. "São 11 municípios atendidos pelo Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes, incluindo Guarulhos. O per capita gasto pelo governo com pacientes em tratamento radioterápico e quimioterápico nesta região é de R$ 0,28, enquanto o per capita gasto em outros municípios da Grande São Paulo é de R$ 0,78 " mais que o dobro de diferença. Com o bloqueio de atendimento a novos pacientes no Hospital do Câncer de Mogi, eles entram em fila de espera, enquanto este hospital tem capacidade para fazê-lo. Posteriormente, são encaminhados para o Instituto do Câncer, gerando transtorno no transporte dos pacientes, já debilitados pela doença", argumentou o deputado.

O ministro solicitou ao hospital um relatório detalhado da demanda registrada nos últimos seis meses. "Vamos conversar com a Secretaria estadual da Saúde para que esta demanda seja totalmente atendida", garantiu.

Na solicitação ao Ministério da Saúde, está incluso o credenciamento do serviço de branquiterapia de alta taxa de dose para tratamento de tumores de próstata e de colo de útero, assim como o credenciamento para suporte das cirurgias de alta complexidade.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp