Atletas de alto rendimento devem deixar de ser o foco

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
11/04/2011 19:35

Compartilhar:

Daniel Carreira Filho, professor da organização Vita Care<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SeminaEsportesSaudeDanielCarreira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O segundo palestrante do dia, Daniel Carreira Filho, professor da organização da sociedade civil de interesse público Vita Care, acha que o desenvolvimento do esporte no Brasil tem por objetivo o desenvolvimento do atleta de alto rendimento e a superação de seus limites. Esse, no entanto, não pode ser considerado o objetivo das pessoas comuns, que deve se indagar o que é e o que não é necessário para o exercício do esporte, de forma que resulte na melhoria da qualidade de sua vida.

Para Carreira Filho, a educação esportiva deve ser encarada como algo que vem em benefício do esportista. O contrário do que ocorre com o atleta profissional, que tem sempre de superar barreiras, às vezes com sacrifício de sua própria saúde. "A preocupação deve ser a evolução física do indivíduo, visão que pode ser proporcionada pelo professor de educação física, que, atualmente, está mais preocupado em formar um atleta de alto rendimento. O professor tem que abrir o leque de opções, direcionando as pessoas à prática de uma atividade física", disse Carreira Filho.

alesp