Museu de Arte - Pasquale Celona

Uma atmosfera suspensa entre o real e o irreal envolve as pinturas de Pasquale Celona
08/04/2011 14:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Natureza morta 211/6" Clique para ver a imagem "> Pasquale Celona<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/Artista Pasquale Celona [2].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com a necessidade de recuperar o "sentido do absoluto", o gosto pela contemplação e o amor pela ordem natural das coisas, o artista Pasquale Celona acredita que há necessidade de restituir à arte o equilíbrio harmônico de suas formas e de suas cores.

A pesquisa por uma nova figuração o conduziu em direção a uma pintura surrealista e metafísica. De expressão sublime e dentro de uma visão onírica, os temas originais com que o artista resolve seus contos figurativos se constituem em composições criativas pouco comuns e envolvidas numa atmosfera de sonhos.

Vale salientar que a comunicação com sua obra é imediata e transmite ao observador envolvente serenidade, estimulando-o a apreciar certos detalhes obtidos com refinada sensibilidade. Seu cromatismo, de delicada tonalidade, é suavemente distribuído em passagens quase aquareladas, onde a fantasia ressalta o rico e equilibrado sentimento da composição.

Se a contraposição entre mundo real e mundo fantástico para suas obras se manifesta quase sempre em linha dialética, por outro lado, a relação das figuras com o conjunto, o sentido do volume e a motivada construção do tema são a demonstração de um conceito ditado pela razão, que alimenta suas composições.

Na obra "Natureza morta 211/6", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a figuração que anima sutilmente a composição parece um meio simbólico para oferecer ao apreciador de arte o sentido de felicidade, onde vibra uma atmosfera suspensa entre o real e o irreal. Pasquale Celona vive, por meio de suas obras, o tempo do espírito e estas são verdadeiras oferendas ao Criador.



O Artista



Pasquale Celona nasceu em Bruzzano Zeffirio, Calábria (Itália),no ano de 1943. Formou-se em agrimensura e biologia em 1971. Desde muito jovem dedica-se à pintura, tendo recebido, em 1978, o prêmio Leão de Ouro da cidade de Florença.

Juntamente com seu irmão Piero Celona, idealizou e organizou o Salão Italiano de Arte Contemporânea e a Vitrine dos Artistas Contemporâneos. Com a colaboração de Christian Parisot, organizou em 1990 a grande resenha histórica dedicada a Amedeo Modigliani, realizada no Palácio dos Negócios e junto ao Instituto Francês de Cultura, em Florença.

Desde 1997, integrou sua atividade artística com a de presidente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, atualmente em sua oitava edição.

Escreveram sobre sua obra os conhecidos críticos italianos Paolo Levi, Vincenzo Mollica e Tommaso Paloscia. A RAI " Rádio e Televisão Italiana dedicou inúmeros programas à obra do artista.

Participou como convidado especial de importantes mostras nacionais e internacionais e suas obras encontram-se em importantes acervos públicos e particulares na Itália, em diversos países do mundo e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp