Deputados unem-se em defesa da Citricultura


24/10/2007 17:59

Compartilhar:

Antônio Junqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CITRI  antonio junqueira 01 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Davi Zaia, coordenador da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CITRI  dep zaia.pres 03 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CITRI GERAL 24 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE CITRI  MESA  10  ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, realizado na manhã desta quarta-feira, 24/10, na Assembléia Legislativa, reuniu parlamentares e executivos de vários municípios paulistas. O coordenador da Frente, deputado Davi Zaia (PPS), acredita que essa unificação de esforços vai ajudar o setor a enfrentar melhor os problemas que a citricultura tem enfrentado.

Além do combate ao greening " doença provocada por bactéria e que tem afetado os laranjais com a deformação dos frutos e provocado sua queda, o deputado entende que a distribuição dos lucros deve ser realizada de forma mais eqüitativa. Durante o evento, os produtores reclamaram que o preço da laranja está defasado, mas o preço final do suco é satisfatório para a indústria. Zaia entende que a frente pode ajudar nessa negociação, bem como cobrar maior fomento à pesquisa no combate à praga.

A cobrança de impostos sobre os produtores de laranja foi apontada pelo deputado Roberto Massafera (PSDB) como "outra praga" para o setor. Ele disse que, até 1982, não se cobravam impostos dos agricultores, mas a partir daí, eles foram onerados com impostos, taxas e contribuição social. Massafera reclama principalmente desta última, uma vez que os recursos da contribuição, cobrada pela União, não retorna em benefício para os municípios.

O líder de governo no Parlamento, deputado Barros Munhoz (PSDB), declarou que sabe das dificuldades que o setor tem enfrentado. "O legislador de São Paulo quer que a citricultura seja boa não só para alguns segmentos, mas para todos", disse o líder.

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia, o deputado Aloísio Vieira (PDT) colocou aquela Comissão à disposição dos citricultores e dos que industrializam o produto. Aldo Demarchi (DEM), também membro da Comissão de Agricultura, disse que tem acompanhado a luta dos produtores, que "geram muitos empregos na zona rural e no setor de transportes", ressaltou.

Antônio Junqueira, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, frisou a importância do setor na economia brasileira. Segundo Junqueira, a citricultura paulista emprega mais de 400 mil trabalhadores, é responsável por 80% da produção nacional e responde por 95% da exportação de laranjas do Brasil. "A cada dez garrafas de suco vendidas no mundo, cinco são de produto brasileiro", estimou Junqueira.

O representante da Associação Brasileira de Citricultores, Flávio Pinto Viegas, alertou sobre a diminuição da renda dos citricultores afeta a capacidade deles resolverem os problemas que têm de enfrentar. Ele pediu "ênfase e presteza" aos parlamentares na questão do preço da laranja.

Antonio Crestano, que trabalha com exportação de laranja, disse que o baixo valor do dólar aliado a um crescimento de quase 40% nos custos da produção têm tornado a situação "insustentável". Já Ademerval Garcia, da Associação Brasileira de Citrus, louvou a união entre os parlamentares e Secretaria da Agricultura. Segundo Garcia, na Flórida, importante pólo produtor de laranja, os parlamentares atuam de forma efetiva na proteção dos citricultores.

Os deputados João Caramez (DEM) e Cido Sério (PT), ambos signatários da frente, estiveram no lançamento e manifestaram apoio aos produtores. Caramez sinalizou que pode haver pedido de emendas ao orçamento para o combate ao greening. Ele lembrou também que em recente audiência pública da Comissão de Agricultura e Abastecimento, propôs a adoção de medidas para que os citricultores possam se utilizar dos créditos de ICMS para financiar a erradicação de plantações infectadas.

alesp