Gislene Betti Marques transpõe poeticamente o real no seu universo de sonhos

Acervo Artístico
20/05/2005 15:04

Compartilhar:

Anjo da Paz, obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GisleneBettiMarques anjodapaz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Gislene Betti Marques revelam seu processo criador: a busca de atitudes e de gestos determinantes, a regularização do espaço e de suas tensões internas. São figuras inundadas de cascatas de luz que põem em relevo o calor humano, a alienação, a carga existencial.

A firme posição que a artista assume em direção ao tema central não é somente de representação, mas de estudo, de resolução não meramente estética, mas sinceramente espiritual. Enfim, uma visão que traz em si a força do que é real e o mistério do seu simbolismo.

Betti Marques desenha como um pintor, afastando-se do contorno, do meio e dos módulos internos, utilizando-se dos claros-escuros e seus valores tonais, da respiração da forma dentro de um espaço aberto.

A base de suas telas, ligeiramente pintadas de verde água ou marfim, onde a cor aquarelada se acorda à natureza do grafismo, é de uma limpidez franciscana sobre flexões que lembram Cezanne.

Através de sua obra chegamos à conclusão que Betti Marques pinta como desenha, servindo-se dessa linguagem universal e primordial, que Leonardo da Vinci "considerava como uma ciência quando perscruta o corpo, como uma divindade quando exprime a alma".

O perfil de seus anjos, de suas maternidades e de seus seres, a artista consegue colocar o pensamento, isto é, a construir o tom de uma percepção que não é somente sensorial, mas imaginativa, possivelmente inconsciente. Seus rostos clareados pela luz, reevocam momentos ilusórios de vida e ao mesmo tempo assumem a expressão da impenetrabilidade da alma humana.

"Anjo da Paz", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, foi elaborada com traço sublime, dentro de um espaço cósmico e de uma magia quase sacra. A artista se submete à verdade do que é real e a transpõe poeticamente no seu universo de sonho e de nostalgia.

O Artista

Gislene Betti Marques nasceu em São Paulo no ano de 1960. Formou-se em desenho e artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes. Teve cursos de pintura com o Professor Edgardo Arenas, o Professor Maazo e a Professora Katia Matias e leciona Artes Plásticas em seu próprio atelier, denominado Oficina das Artes.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se: Salão de Artes de Franca; Salão de Belas Artes Limeira; Salão de Belas Artes Rio de Janeiro; Associação Cristã de Moços, São Paulo; Galeria Renot, São Paulo; Oficina de Artes, São Paulo; Galeria de Arte Nova Iorque, Estados Unidos; Galeria Opa " Mali Villas Boas, São Paulo.

Possui obras em coleções particulares e acervos oficiais, entre eles o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp