Moradores de Taboão e Embu pedem ampliação de hospital na Comissão de Saúde

Pareceres de projetos foram aprovados
09/06/2009 21:46

Compartilhar:

Fausto Figueira preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEdepfausto03ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Terezinha da Silva Genario, Narciso Favaro e Fausto Figueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEterezinha.narcisofavaro.Depfausto (2 of 9716ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde e Higiene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEDEPSROB_9714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> integrantes do Movimento Pró-Ampliação do Hospital de Pirajussara (HGP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/COMSAUDEgrupodetaboaodaserra01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 9/6, a Comissão de Saúde e Higiene reuniu-se, sob presidência do deputado Fausto Figueira (PT), para apreciar pauta de projetos. Estavam presentes integrantes do Movimento Pró-Ampliação do Hospital de Pirajussara (HGP), localizado na divisa das cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes. A deputada Analice Fernandes (PSDB) saudou os visitantes, e disse que Taboão é sua base eleitoral. Ela lembrou que o Hospital Geral de Pirajussara é considerado de excelência, foi implantado no governo de Mario Covas e é gerenciado pela Escola Paulista de Medicina. Analice destacou que o fechamento do terceiro turno de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) sobrecarregou o hospital, e cobrou mais ação da prefeitura na área da saúde. A deputada garantiu que desde 2007 há intenção do governo Serra de implantar um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o que ainda não ocorreu por falta de convênio entre a prefeitura e o Estado, e cobrou promessa de campanha do atual prefeito de Taboão, de que iria municipalizar o HGP. Manifestando-se contrário à ampliação do HGP, José Augusto (PSDB) defendeu que as UBS tenham suas funções mais diversificadas, de modo que possam realizar pequenas cirurgias e suturas, ficando os hospitais com casos de maior complexidade, Ele ainda insistiu no investimento municipal na saúde. Pedro Tobias (PSDB) afirmou que o atendimento de medicina primária não está funcionando no Estado, o que é função das prefeituras. Marcos Martins (PT), em contrapartida, falou que não dá para se desviar da responsabilidade estadual na estão da saúde.



Reclamações da população



Terezinha da Silva Genuario pediu a mudança no corpo diretivo do HGP, que é o mesmo há 20 anos. O atendimento à saúde em Taboão da Serra e Embu das Artes é problemático, pois casos de cólicas renais e pequenas cirurgias, ou seja, de hérnias, cataratas e varizes, que deveriam ser resolvidos no hospital, acabam sobrecarregando os pronto-socorros. Terezinha pediu ainda ampliação no atendimento em diversas especialidades e a compra de um novo tomógrafo, pois o existente apresenta constantes problemas, e de um aparelho de ressonância magnética, entre outros equipamentos. Narciso Favaro, também do Movimento Pró-Ampliação do Hospital de Pirajussara, reclamou principalmente do mau funcionamento do sistema centralizador de vagas, que não prioriza a região onde está o hospital, sendo que há pessoas de Jundiaí, Santos ou Louveira sendo atendidas, em detrimento dos moradores. O vereador Natal Soares somou-se às reivindicações, e sugeriu a criação de mais um hospital no eixo da rodovia BR 116 para desafogar o atendimento médico na região. Deliberações A Comissão de Saúde e Higiene deliberou sobre uma pauta de sete itens, que ainda irão para deliberação no Plenário. Foram aprovados os pareceres dos PLs 1465/2007, do deputado Paulo Alexandre Barbosa, que prevê a instituição do Programa Estadual de Saúde Bucal na Primeira Infância e na Gestação de Bebês; e 334/2008, da deputada Maria Lúcia Amary, que cria o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o Climatério. Também foi aprovado o parecer do PL 711/2008, do Executivo, que institui na Secretaria da Saúde o Fundo Especial de Saúde para Imunização em Massa e Controle de Doenças - Fesima. Esse fundo, além de participar do desenvolvimento e execução de programas de imunização em massa contra doenças transmissíveis, irá ser responsável pelas campanhas e pelas ações de treinamento de técnicos e divulgação de conhecimentos de educação sanitária.

alesp