Museu de Arte - Cris Pimenta


06/03/2012 14:08

Compartilhar:

O Sonho e o Ideal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/OSonhoeoIdeal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Viaduto Santa Efigenia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ViadutoP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cris Pimenta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/CrisPimenta1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cris Pimenta: um conluio entre a realidade atual e o ideal almejado no verde da natureza





Segundo Dino Buzzatti, célebre intelectual italiano: "existem inúmeras maneiras de fazer arte, mas a uma só delas, a arte verdadeira deve a sua sorte, a sua fama, a sua própria existência. É a maneira que combina a aventura com a cuidadosa informação da vida, a surpresa frente a grandiosa verdade da natureza com a semelhança da invenção poética."



A o observar as belas aquarelas de Cris Pimenta, especialmente sua paisagens, podemos concluir que constituem verdadeiras mensagens aos que não conseguem imaginar o conluio entre a realidade atual e o ideal de ver monumentos significativos envolvidos no verde, tão almejado, de nossa natureza.



Tanto os casarios quanto os personagens e a vegetação dessas paisagens são pretextos que se inserem num contexto expressivo onde traço e cromatismo dão significado àquela visão de mundo que Cris Pimenta possui originalmente dentro de si.



Sobre o papel de suas aquarelas, o gestual comedido da artista carrega-se de força; o tom pacato e tranqüilo transforma-se num gesto inquietante; o pincel não mais acaricia e sobre as fortes cores das paisagens explode a contradição da "condição humana".



A aquarela "Viaduto Santa Efigenia", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete um expressionismo repleto de significativo dinamismo cromático.



A artista



Cris Pimenta é uma artista plástica autodidata que descobriu o seu talento para a pintura já na fase madura da vida, quando passava por uma longa temporada em Viena, na Áustria. Retornando ao Brasil, sua terra natal, o que era para ser um hobby se transformou na sua atividade principal. A partir daí, passou a dedicar seu tempo exclusivamente à pintura.



Encantada com o efeito que a arte causou em sua vida, direcionou seu trabalho para a democratização da arte, com o desenvolvimento de projetos que possibilitassem aproximar a arte da vida das pessoas.



Artista de técnica pessoal desenvolvida a partir de pesquisa e estudo autodidata, sua especialidade é a pintura em aquarela sobre papel e técnica mista utilizando tinta acrílica à base de água.



Tem como fonte de inspiração a beleza e como proposta assuntos relacionados à realidade. Desenvolve trabalhos de representação pictórica figurativa, transitando por diferentes e diversos motivos, misturando um vasto conjunto de cores e luz em uma experiência totalmente empírica.

alesp