Reunião debate renovação de outorga do Sistema Cantareira
DA REDAÇÃO
Foi realizada nesta quarta-feira, 26/5, por iniciativa do deputado Sebastião Arcanjo (PT), reunião com a finalidade de debater a renovação de outorga do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo e dos municípios compreendidos na Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O superintendente da Unidade de Proteção de Água da Sabesp, Helio Luiz Castro, exibiu uma seqüência de slides para apresentar o sistema e a forma como a Sabesp o gerencia. Castro disse que a RMSP está localizada numa área de baixa disponibilidade hídrica, com poucas nascentes de rios, porém conta com população muito grande, o que exige a captação de água de outras regiões. "O sistema Cantareira também tem sido utilizado pelos municípios que compõem a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí."
Segundo o superintendente, a maior preocupação da Sabesp é continuar a abastecer as duas regiões. "Por isso, a empresa deseja a gestão compartilhada, mas não com vazões fixas. Não podemos estabelecer, por exemplo, que uma região terá sempre a captação de 5 metros cúbicos, pois eventualmente ocorrem períodos de seca ou mesmo de chuvas em excesso."
A Sabesp pretende, de acordo com Castro, que seja feita uma avaliação dinâmica da necessidade de vazões, para que possa atender a todos com qualidade.
Representantes
Dalto Fávero Brochi, do Consórcio Intermunicipal Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, disse que o tema vem sendo debatido há mais de seis meses. "O sistema Cantareira é fruto do erro de planejamento de governo anterior. Nos anos 70, os governantes alegaram que o eixo de desenvolvimento do Estado seria desviado da região de Campinas e que, portanto, a retirada de água da Bacia do Piracicaba não afetaria os moradores locais. Isso não ocorreu."
O ex-presidente da Sanasa, Vicente Andreu Grillo, afirmou que o direito de outorga vigente é superior à vazão do Rio Atibaia. "É preciso uma nova outorga que respeite os limites hídricos de cada rio, e isso só é possível por meio da gestão compartilhada."
O deputado Arcanjo lembrou que a atual gestão da Cantareira é unilateral, só a Sabesp tem poder de decisão. "A retomada do planejamento metropolitano se faz urgente, de forma a integrar políticas públicas. Para tanto, é necessário debater o estatuto nacional sobre águas, bem como a lei de ocupação de solo nos municípios do Estado."
Roberto Felício, outro petista, defendeu a votação do PL que estabelece a cobrança pelo uso d'água. "Apesar de o projeto não ter relação direta com a outorga, interfere na questão da gestão da água, uma vez que implanta um novo perfil para a utilização dos recursos hídricos, através da conscientização."
"Não podemos esquecer que a Grande São Paulo depende dos 30 metros cúbicos/segundo captados no sistema Cantareira", apontou o deputado Mario Reali (PT), destacando também a importância da cobrança pelo uso da água. "Todos os envolvidos na questão devem chegar a um acordo para que a implementação de um plano de recursos seja assegurada", disse Reali, lembrando que a Assembléia Legislativa pode ter um papel importante como intermediadora.
Para o deputado Sebastião Almeida (PT) a solução não depende exclusivamente do governo, mas do empenho de todos interessados no assunto. "A própria igreja católica adotou o tema Água: Fonte de Vida para a Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano". O parlamentar ainda disse que os poderes públicos têm pecado por falta de investimentos em saneamento.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições