Construção do novo campus da Unesp de Franca deve ser iniciada


16/02/2006 15:15

Compartilhar:

Roberto Engler (esq.) e reitor Marcos Macari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Engler e Reitor Macari.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O processo de licitação para a construção do novo campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") de Franca deve se realizar imediatamente após a aprovação do orçamento do Estado de São Paulo pela Assembléia Legislativa. A afirmação foi feita pelo reitor da universidade, professor Marcos Macari, na quarta-feira, 15/2, enquanto aguardava as discussões finais envolvendo a aprovação do orçamento, que, pela primeira vez ao longo dos últimos dez anos, não foi votado até o último dia do ano de 2005.

"Após a aprovação, a empreiteira que apresentar o menor preço realizará a obra, e se o trâmite ocorrer de maneira normal, ou seja, sem impugnações, podemos afirmar que a construção do novo campus de Franca se inicia dentro de 2 ou 3 meses", garantiu o reitor Macari. Ele disse ainda que as ações do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que lutou pela implantação da nova unidade da universidade nos últimos 14 anos, foram de extrema importância para a concretização deste sonho francano. "Engler tem se empenhado muito e eu o considero o grande batalhador desta conquista", observou o reitor Marcos Macari.

A licitação da obra do novo campus está atrelada ao orçamento do Estado, que é o responsável pelo repasse de verbas para as universidades. O fato de a aprovação do orçamento ter se estendido até o mês de fevereiro de 2006 resultou no congelamento de quaisquer iniciativas das universidades. "Já sinalizamos que os processos envolvendo as escrituras, por exemplo, já estão legais e que toda a documentação está pronta. O grande problema é que a Lei Estadual 8.666 impede que realizemos a licitação enquanto o orçamento do Estado não for votado", reiterou o reitor da Unesp.

O deputado Engler, que foi relator do orçamento por oito anos consecutivos e também professor da Unesp por muito tempo, manifestou-se orgulhoso com as palavras do reitor Marcos Macari. Engler lembrou que o sucesso desta conquista teve uma trajetória tortuosa, envolvendo a contratação de operações de crédito. Diversos entraves de natureza administrativa e negocial retardaram as negociações junto ao BNDES, que financia projetos enquadrados no Programa de Modernização e Qualificação do Ensino Superior. Primeiramente, a Unesp teve de obter autorização para contratar operação de crédito interno, no âmbito do Programa de recuperação e Ampliação das Instalações Físicas das Instituições de Ensino Superior, instituído pelo Ministério da Educação. "Mas felizmente, após tanto trabalho, nosso sonho está prestes a se tornar realidade", concluiu Engler.

rengler@al.sp.gov.br

alesp