Assembléia popular


10/08/2005 17:29

Compartilhar:

João Mota dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBJoao Mota dos Santos06MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Muna Zeyn<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBMuna Zeyn05MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Dutra (Tonhão Dutra)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBAntonio Dutra04MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Erberton dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBJose Erberton dos Santos03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Norma Cézar Fernandes Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBNorma Cezar Fernandes Garcia03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cremilda Estella Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBCremilda Estella Teixeira03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lima Matos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBMaria Lima Matos04MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sílvio Luiz Del Giudice<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TRIBSilvio Luiz Del Giudice02MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visitas semanais ao IML

A delegada aposentada Maria Lima Matos, agente voluntária da cidadania, voltou à tribuna popular para criticar a política de Segurança Pública do governador do estado. Com um exemplar da Constituição Federal nas mãos, ela afirmou pleiteia mais respeito aos direitos humanos. Maria Lima afirmou que comparece semanalmente ao Instituto Médico Legal para verificar quantas pessoas morreram vítimas de violência na capital.

Apoio ao presidente Lula

Sílvio Luiz Del Giudice, representante do setor terceirizado da construção civil, manifestou apoio ao presidente da República. Segundo ele, Lula foi sincero quando falou, em entrevista na França, que "as irregularidades, sonegações e tráfico de influência são comuns, tanto na esfera pública quanto privada". Para ele, os que se erguem contra o presidente não querem o melhor para o país.

Escolas fechadas em São José dos Campos

Integrante da Comissão de Pais e Amigos da Escola de São José dos Campos, Marcos André de Oliveira manifestou sua indignação com o fechamento de escolas públicas de ensino primário naquele município. Marcos informou que uma cidade que tem 550 mil habitantes, a terceira maior arrecadação financeira do estado e um pólo industrial bastante desenvolvido não pode aceitar essa atitude do governador. Ele disse, ainda, que São José vai sediar o Fórum Mundial da Educação da ONU, portanto, tem que ser exemplo nesta área.

Onde tem escola, que fique

Vereador de São José dos Campos, Antonio Dutra (Tonhão Dutra) também reclamou sobre o fechamento de escolas naquele município. Citou o exemplo da escola Joana de Carvalho Fonseca, fechada recentemente. Para o vereador, a cidade não quer tais fechamentos e vai lutar para que isso não continue. "Onde há escolas, que permaneçam, onde não tem, que se instale", concluiu Dutra.

Escola fechada hoje, Febem amanhã

A ameaça de fechamento de sete unidades da rede estadual de ensino em São José dos Campos também preocupa Norma Cézar Fernandes Garcia, da Comissão de Pais e Amigos das Escolas. "Se o pai não manda seu filho à escola pode ser preso. E se a escola for fechada, quem vai preso?". Ela protestou, invocando o Estatuto da Criança e do Adolescente. Norma reivindicou a inclusão de matérias retiradas da grade curricular, como a disciplina Educação Moral e Cívica. "Qual é o futuro? Fechar escola hoje e abrir Febem amanhã?", arrematou.

Três meses fora da escola

O movimento Comunidade de Olho na Escola Pública voltou a criticar o que classifica de desmandos na rede estadual de ensino. Seu representante, José Roberto Alves da Silva, disse que o COEP deu entrada em representação contra dirigentes da Escola Estadual Luciano Poletti, em Ferraz de Vasconcelos, Região Metropolitana de São Paulo, que transferiram um aluno sob alegação de problemas de relacionamento. Segundo Roberto, o Conselho Tutelar garantiu o direito de o estudante continuar freqüentando as aulas próximo à sua casa, mas está sendo pressionado a rever sua decisão. "A criança está há mais de três meses fora da escola", informou.

"Pilantropia"

João Mota dos Santos, da Rádio-Escola Horizonte FM, afirmou que faltam médicos " pediatras, por exemplo " no atendimento do Hospital de Campo Limpo, ao mesmo tempo que permanece no local uma faixa de agradecimento à prefeitura pela construção da unidade. "Obrigado por quê? Para mim, isso parece "pilantropia"", disse Santos, que é morador na região. Ele propôs que as sessões da Assembléia Popular contem com o acompanhamento de um membro do Ministério Público, como forma de agilizar a tomada de providências em relação às denúncias apresentadas.

Sem escola regular, procura por supletivos

Para Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), a política equivocada do secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, tem conduzido vários jovens da escola para a Febem. Para Cremilda, o incremento do número de jovens que procuram o ensino supletivo atesta a falta de vagas no ensino regular. "O governo tem fechado inúmeras escolas e nas que ainda estão funcionando o desrespeito a pais e alunos é constante", afirmou. A representante do Napa afirmou que espera há mais de um ano posicionamento da Secretaria da Educação quanto a denúncias contra violências praticadas por professores.

Sem HC, sem UBS e sem saúde

"Ao fechar as portas para os atendimentos que não são considerados de urgência, o Hospital das Clínicas relega à própria sorte a população sofrida", afirmou José Erberton dos Santos, do Movimento Popular de Saúde. Para o líder comunitário, o argumento de que esses casos deveriam ser atendidos nos postos de saúde é uma falácia, pois eles não funcionam. Declarando-se simpatizante do PSDB, José Erberton apelou ao prefeito José Serra para que reveja sua política de limitar exames na rede pública. Erberton solicitou também aos parlamentares que cumpram as promessas de campanha e lembrou que em 2006 haverá eleições.

Desvio de recursos

Mauro Alves da Silva, do Grêmio Ser Sudeste, denunciou possível proposta de manipulação de recursos públicos pelo Fundo de Ensino Básico (Fundeb). Segundo ele, existem aspectos muito mais graves do que denúncias de entidades sociais sobre a exclusão das creches do fundo. Mauro afirma que há indícios de que o Governo Federal pretende desviar recursos dos municípios para o "financiamento do ensino médio"; que o Fundeb pretende extinguir a municipalização do ensino fundamental; e que as cidades que têm fontes expressivas de recursos próprios estarão desobrigadas de incluir esses recursos no fundo. Mauro informou que o Grêmio Ser Sudeste irá apresentar e debater esses posicionamentos em reunião ordinária mensal do Fórum Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorre no próximo sábado, 13/8, das 14h às 17h, na Câmara Municipal de São Paulo.



Brinquedotecas e escravas brancas

Para Muna Zeyn, vice-presidente do Conselho da Condição Feminina, o encontro que acontece em Brasília sobre a implantação de brinquedotecas em hospitais é um avanço. A representante do conselho conclamou a todos que exijam do governo estadual a implantação de brinquedotecas em todos hospitais pediátricos do estado. Outro fato que mereceu destaque de Muna Zeyn foi a iniciativa da deputada federal Luíza Erundina (PSB) de realizar a primeira audiência pública sobre tráfico humano, no dia 17/8, em Brasília. Muna declarou que a sociedade precisa se "posicionar fortemente contra os esquemas que transformam várias mulheres em escravas brancas".

alesp