Audiência pública trata de reclamações contra Eletropaulo


07/04/2005 17:44

Compartilhar:

Eduardo José Bernini, presidente da Eletropaulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EduardoBPresEletropaulo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reclamações recebidas com freqüência pela Comissão de Direitos do Consumidor quanto aos serviços prestados pela Eletropaulo foram debatidas em audiência pública, organizada pela deputada Maria Almeida (PFL), realizada na manhã desta quinta-feira, 7/4. O deputado Sebastião Arcanjo (PT), representantes do Idec, da OAB e de associações de moradores, expuseram problemas e reivindicações da população ao presidente da Eletropaulo, Eduardo José Bernini, e ao comissário geral de Serviços Públicos de Energia, Aderbal de Arruda Penteado.

Bernini expôs, por meio de transparências, gráficos e estatísticas, o crescimento da empresa após a privatização e as ações que vem sendo realizadas no sentido de proporcionar melhorias no atendimento ao consumidor, na solidez da concessão e na diminuição de acidentes envolvendo tanto trabalhadores da empresa quanto a população em geral. Quanto à diminuição dos postos de atendimento, uma das reclamações mais freqüentes, alegou que estes foram melhor distribuídos e posicionados em local de acesso mais fácil por transporte público, não prejudicando a qualidade do atendimento.

A recente interrupção de fornecimento de energia a órgãos da prefeitura de São Paulo foi um dos temas do debate.O deputado Sebastião Arcanjo quis saber se houve pressão do BNDES como tem acusado o PSDB. Bernini negou qualquer influência externa, alegando que "as decisões tomadas em função de inadimplência são tomadas de acordo com as normas, sem que haja influência de quaisquer acionistas individualmente".

O deputado Sebastião Arcanjo lamentou a ausência de representantes da ANEEL, órgão que poderia dar esclarecimentos relativos às tarifas cobradas pela Eletropaulo, outro ponto de constantes reclamações. Quanto a isso, o comissário geral de Serviços Públicos de Energia declarou que há um custo pela qualidade da energia; "a sociedade precisa discutir que qualidade de energia deseja", concluiu.

À tarde, a comissão realizou reunião extraordinária para eleição do presidente e do vice-presidente.

alesp