Doador de medula óssea já pode se cadastrar em Sorocaba


19/08/2009 17:19

Compartilhar:

Hamilton Pereira na inauguração do Hemonúcleo de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/HAMILTONPEREIRAMEDULA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A inauguração, na manhã de sexta-feira, 14/8, do serviço de cadastramento de doadores de medula óssea no Hemonúcleo de Sorocaba, foi apontada como histórica e um primeiro passo para avanços futuros. Para a presidente da ONG Asa Morena, Edna Ferreira Firmino, o próximo passo é a criação de um centro de transplantes de medula óssea em Sorocaba, enquanto que para o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o ideal é que o Estado de São Paulo tenha um Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea (Promedula).

Segundo Edna, a borboleta que estampa a logomarca da Asa Morena representa a metamorfose. "A nossa metamorfose nos levará à criação de uma área de Oncohematologia no Conjunto Hospitalar de Sorocaba", apontou.

José Augusto Barreto, superintendente da Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan), que gerencia o Hemonúcleo de Sorocaba, afirmou que a empresa já oferece suporte tecnológico na área de sangue para que o município tenha um centro de transplantes de medula.

A superação de barreiras ideológicas foi apontada por alguns participantes como fator primordial para a concretização do serviço. "Todos foram muito receptivos e nos deram apoio incondicional", destacou Nerli Peres, fundadora da ONG Asa Morena. "Essa ação de hoje deve ter, na sua essência, o exemplo de união e preocupação em atender a necessidade do próximo", observou o diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi.

Hamilton Pereira destacou o trabalho da Asa Morena. "Vocês não sonham apenas; arregaçam as mangas e vão à luta", afirmou.BC



hpereira@al.sp.gov.br

alesp