Rafael Silva

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:48

Compartilhar:


Graduado em filosofia e pós-graduado em sociologia e ensino de sociologia, Rafael Silva (PDT) foi vereador durante oito anos em Ribeirão Preto, antes de ser eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual. Em 1986, perdeu totalmente a visão, logo após se candidatar a vereador. Nas últimas eleições foi reeleito para o quinto mandato de deputado estadual, pelo PDT.

A base eleitoral do parlamentar concentra-se na região de Ribeirão Preto, atingindo cerca de 50 municípios.

Entre os seus projetos em tramitação na Assembleia, o parlamentar destaca o que altera a Lei 11.241, de 2002, que dispõe sobre a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar, e o que trata da isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais para o candidato desempregado, e a concessão de descontos às pessoas de baixa renda.

Outros projetos do parlamentar são: proíbir as concessionárias de energia elétrica do Estado de suspender o fornecimento para os consumidores que necessitem de uso contínuo de aparelhos para realizar procedimentos médicos indispensáveis; o que trata da isenção de tributos estaduais nas aquisições de veículos populares por policiais militares, policiais civis e membros da Polícia Técnico-Científica; o que torna obrigatório o exame de acuidade auditiva e visual em alunos da rede pública de Ensino; e o que obriga as concessionárias de rodovias a divulgar os valores arrecadados nos pedágios em cada posto de atendimento.

Uma das principais preocupações do parlamentar é com o setor da saúde, segundo ele, um dos grandes desafios do próximo governo. O preço pago pelo SUS para atendimentos diversos e cirurgias é um dos grandes fatores que impedem o desenvolvimento dessa área. Por isso, propugna a união de lideranças políticas estaduais e federais.

No novo mandato, Rafael Silva pretende continuar a luta contra as queimadas nos canaviais, bem como a aprovar dezenas de projetos de sua autoria que estão em tramitação. "Ao deputado cumpre a missão de legislar e, principalmente, fiscalizar os atos do Poder Executivo para que o dinheiro público seja bem aplicado. Trabalharei nesse sentido", diz o parlamentar.

alesp