Roberto Morais

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 19:01

Compartilhar:


Roberto Turchi Morais (PPS) nasceu em 29 de julho de 1959, no bairro do Recreio, na cidade de Charqueada, interior de São Paulo. Filho de Roberto Morais e Julieta Turchi de Morais, começou a trabalhar muito cedo, ajudando seu pai nos afazeres do pequeno armazém da família até seus 17 anos, quando iniciou seus primeiros trabalhos na Rádio Difusora de Piracicaba em programas esportivos e de serviços, sempre acompanhando os jogos do 15 de Novembro de Piracicaba, uma de suas paixões.

Abraçando definitivamente o jornalismo como profissão, Roberto Morais mantém hoje programa diário Manhã da Onda na Rádio Onda Livre de Piracicaba, o programa Esporte Livre na TV Beira Rio e a coluna Jornada Esportiva no Jornal de Piracicaba. É autor do livro Jornada Política.

Buscando uma participação mais ativa na busca de soluções para os problemas sociais, iniciou sua vida política elegendo-se, pelo Partido Popular Socialista (PPS), vereador de Piracicaba pela primeira vez em 1992.

No ano de 1996, concorreu à reeleição, e foi o vereador mais votado em toda a história política de Piracicaba.

Consciente de que poderia ir ainda mais longe na defesa dos interesses de toda a região de Piracicaba, candidatou-se a deputado estadual numa campanha vitoriosa que lhe deu o direito de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 1998, pelo PPS, sendo reeleito em 2002 e 2006, sempre como o mais votado de sua bancada.

Sua forte atuação política o levou a ocupar várias e importantes funções no Parlamento paulista, como 3º secretário da Mesa Diretora, relator da CPI dos Pedágios, vice-presidente da CPI que investigou deficiências e abusos no sistema prisional, membro da CPI que investigou o Bancoop, membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista, presidente da Comissão de Assuntos Municipais (por duas vezes), membro das comissões permanentes de Constituição e Justiça, Relações do Trabalho, Fiscalização e Controle e Transportes, além de presidente da CPI da Guerra Fiscal. Há quatro anos, Roberto Morais é líder da bancada do PPS na Assembleia. Autor de várias leis importantes na área da saúde, Roberto Morais foi o segundo deputado mais bem avaliado pela ONG Voto Consciente. Nas eleições de 2010, Roberto Morais foi reeleito para seu 4º mandato como deputado, tendo recebido 107.147 mil votos em mais de 250 municípios.

alesp