Seminário Internacional de Futebol destaca preparativos para a Copa do Mundo de 2014

Seminário Copa 2014
09/02/2010 19:14

Compartilhar:

Ministro do Turismo, Luiz Barretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Min Turismo Luiz Barreto mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ministro do Turismo anuncia R$ 400 milhões de investimento para infraestrutura, hotelaria e capacitação profissional



O deputado Conte Lopes (PTB), presidente em exercício da Assembleia Legislativa, abriu nesta terça-feira, 9/2, o seminário internacional de futebol que discute as bases para a organização da Copa do Mundo de 2014. Estiveram com ele na mesa de abertura o ministro do Turismo, Luiz Barretto; o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva; o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, da capital, Walter Feldman; além do deputado Vicente Cândido (PT), presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia e idealizador do seminário. Além de outras autoridades e pessoas que atuam no segmento, estiveram presentes o diretor do BNDES, Elvio Lima Gaspar; o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Nicolas Leoz; e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.

Para Conte Lopes, o Estado de São Paulo, locomotiva do Brasil, reúne as condições necessárias para funcionar como sede da abertura da Copa de 2014, inclusive no aspecto de segurança: "As polícias de São Paulo têm condições de oferecer a segurança necessária para o evento", declarou o parlamentar. Conte também ressaltou a importância do seminário, que se estenderá até 11/2. "Espero que este seja um pontapé inicial não só para organizar a realização da Copa do Mundo, mas também para resolver os problemas de segurança nos estádios de futebol", acrescentou.

O ministro do Turismo falou do plano de mais de R$ 400 milhões de investimento na qualificação da infraestrutura, hotelaria e capacitação profissional para os novos empregos que a realização da copa vai demandar. "Esse evento resulta num novo olhar, cuja utilidade é a de diminuir as diferenças ao aproximar nações e povos. É a consolidação do Brasil como grande economia mundial, permitindo uma nova visão do país no cenário internacional", declarou.



Responsabilidade dividida



Vicente Cândido (PT) espera que o Poder Público e outras entidades se conscientizem da importância da Copa de 2014 e da enorme responsabilidade que esse evento representa para todo a nação. Na sua concepção, sendo o Brasil internacionalmente reconhecido como o "País do Futebol", esse é um de seus cartões de visita pelo mundo afora. E acrescentou: "Isso torna muito grande a expectativa pela forma como nos organizaremos para a Copa: cada órgão e entidade deve assumir a responsabilidade do seu papel na organização do acontecimento. Este é o primeiro momento do aquecimento para os debates que devem despertar a atenção de toda a sociedade para o assunto. Espero que após a Copa nos tornemos conhecidos pela competência de organizar um evento dessa grandeza".



Política de esporte



O secretário de Esporte, Lazer e Turismo lembrou a contribuição da Assembleia para os avanços na política esportiva do Estado, ao desenvolver leis como a Bolsa Talento Esportivo e a que trata do incentivo fiscal do ICMS para aqueles que investem no setor. O secretário também ressaltou o potencial turístico que significa o grande evento. "O Estado de São Paulo está fazendo a lição de casa ao preparar-se para a realização da Copa" declarou.

Os organizadores do seminário informaram que, além das palestras e debates, será formalizada durante o evento a apresentação de projeto de lei que propõe o Programa de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. O projeto, que é de autoria da Comissão de Esportes e Turismo, tem como objetivo apoiar e patrocinar projetos de esporte e lazer no Estado; apoiar políticas públicas de esporte e lazer; desenvolver projetos esportivos da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo; apoiar e patrocinar programas e projetos das secretarias municipais e diretorias municipais de esporte e lazer; e apoiar e patrocinar projetos de esporte e lazer das organizações da sociedade civil de interesse público, associações e entidades esportivas sem fins lucrativos.

alesp