Mulheres nikeis realizam fórum na Assembléia


28/06/2005 10:34

Compartilhar:

Fórum  das Mulheres Nikeis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mulhnikkeis1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como parte das festividades dos 50 anos da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa " Bunkyo, foi realizado no auditório Franco Montoro da Assembléia, nesta sexta-feira, 24/6, o Fórum das Mulheres Nikeis. Fundada com o objetivo de preservar a cultura japonesa para seus descendentes e divulgá-la a toda sociedade brasileira, a Bunkyo tem como foco principal aprofundar a compreensão e a amizade entre os povos brasileiro e japonês.

Na abertura do fórum, o cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Jiro Maruhashi, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, professor Kokei Uehara, enalteceram o papel da mulher na sociedade. Para Maruhashi, o fórum é de extrema importância pois, em sua opinião, o Japão é muito conservador e ações desta natureza contribuem para mudar o tratamento dispensado às mulheres, que passa a se adaptar aos padrões ocidentais. "Em 1989 foi aprovada lei no Japão que obriga as empresas a tratar com isonomia os funcionários, independente do gênero, o que foi uma evolução", disse Maruhashi, lembrando que o espírito de desafio das mulheres deve ser admirado e respeitado.

No que se refere à atuação da mulher no mercado de trabalho, o cônsul apontou que o Japão vem enfrentando problemas, uma vez que a população idosa vem aumentando no país, ao passo em que diminui o número de crianças. "O governo japonês está atento e procura soluções. Passa a vigorar no próximo dia 7/7, lei que permite aos homens usufruir de férias para cuidar dos filhos", afirmou o cônsul.

O professor Uehara concordou com as palavras do cônsul e disse que a sociedade é composta por homens e mulheres, por isso incomoda profundamente o domínio masculino em cargos públicos. "O fórum é o primeiro passo para que as mulheres " entre elas as nikeis " assumam cargos de comando na política local, estadual, nacional e internacional."

Mesa debatedora

A mesa debatedora foi formada por diversas personalidades, que atuam em vários segmentos da sociedade. São elas: Wilma Motta, vice-presidente da Fundação Sérgio Motta, Consuelo Yoshida, desembargadora federal, Midory Higuchi, diretora do Memorial do Imigrante, Inês Kawamoto, vice-prefeita de Registro, Flávia Yuri Yamamura, capitão-tenente da Marinha do Brasil, Ayako Sakamoto, diretora do Colégio e Faculdade Brasília, Naomi Munakata, maestrina do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Cecília Suzuki, artista plástica, Rita Okamura, coordenadora do Centro de Memória Audiovisual da Fundação Padre Anchieta e a cineasta Tizuka Yamazaki.

Wilma Motta abriu os trabalhos, comentando sua trajetória pessoal e a satisfação em participar de forma ativa nas mudanças da sociedade. Afirmou que o país passa por um momento marcante: "a consolidação da democracia, que nos dá força para enfrentar desafios". Wilma disse ainda que "o espaço para discussão do papel da mulher não pode ser adquirido por concessão, e sim direito adquirido mediante conquistas femininas".

alesp