Estado transfere imóvel do Museu Pelé


30/05/2008 10:54

Compartilhar:


Uma grande festa na tarde do dia 28/5 marcou a transferência das ruínas do casarão do Valongo do governo do Estado para a prefeitura de Santos. O imóvel vai abrigar o Museu Pelé e a solenidade contou com a presença do próprio Rei Pelé, além do governador José Serra, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e do deputado Luciano Batista (PSB), que articulou a aprovação do projeto na Assembléia Legislativa.

"O governador José Serra e o prefeito Papa estão de parabéns, porque a instalação do Museu Pelé em Santos é uma vitória para todo o Brasil", elogiou Luciano, lembrando que países como os Estados Unidos, Japão, África do Sul e Emirados Árabes também têm projetos para criar museus e levar todo o acervo do Rei do Futebol.

Luciano foi o articulador do projeto na Assembléia. Para poder ceder o imóvel à prefeitura, o governo precisou da aprovação do Legislativo.

Pelé revelou estar realizando um dos objetivos de sua vida. "Era uma das grandes coisas que eu queria. Para completar o meu sonho, quero ver o povo brasileiro visitando esse museu", disse o craque.

Para Serra, a criação do museu representa um marco na recuperação do Centro Histórico de Santos, além de um avanço para a história de São Paulo e do Brasil.

O investimento previsto inicialmente para a restauração é de R$ 22 milhões, que serão captados junto à iniciativa privada nos próximos dois anos, prazo estimado para a conclusão das obras.

O projeto arquitetônico da obra assinado pelo arquiteto Nei Caldatto foi apresentado. Três blocos vão abrigar o acervo misturando a fachada original de 1865 e referências ao futebol, como uma grande bola que vai abrigar um auditório e uma escultura de Oscar Niemeyer, a ser erguida do lado de fora.

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, também compareceu à cerimônia, elogiando a iniciativa do governador e do deputado Luciano Batista. "É mais uma vitória, que vai beneficiar a Baixada Santista como um todo".

lbatista@al.sp.gov.br

alesp