Estado transfere imóvel do Museu Pelé
Uma grande festa na tarde do dia 28/5 marcou a transferência das ruínas do casarão do Valongo do governo do Estado para a prefeitura de Santos. O imóvel vai abrigar o Museu Pelé e a solenidade contou com a presença do próprio Rei Pelé, além do governador José Serra, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e do deputado Luciano Batista (PSB), que articulou a aprovação do projeto na Assembléia Legislativa.
"O governador José Serra e o prefeito Papa estão de parabéns, porque a instalação do Museu Pelé em Santos é uma vitória para todo o Brasil", elogiou Luciano, lembrando que países como os Estados Unidos, Japão, África do Sul e Emirados Árabes também têm projetos para criar museus e levar todo o acervo do Rei do Futebol.
Luciano foi o articulador do projeto na Assembléia. Para poder ceder o imóvel à prefeitura, o governo precisou da aprovação do Legislativo.
Pelé revelou estar realizando um dos objetivos de sua vida. "Era uma das grandes coisas que eu queria. Para completar o meu sonho, quero ver o povo brasileiro visitando esse museu", disse o craque.
Para Serra, a criação do museu representa um marco na recuperação do Centro Histórico de Santos, além de um avanço para a história de São Paulo e do Brasil.
O investimento previsto inicialmente para a restauração é de R$ 22 milhões, que serão captados junto à iniciativa privada nos próximos dois anos, prazo estimado para a conclusão das obras.
O projeto arquitetônico da obra assinado pelo arquiteto Nei Caldatto foi apresentado. Três blocos vão abrigar o acervo misturando a fachada original de 1865 e referências ao futebol, como uma grande bola que vai abrigar um auditório e uma escultura de Oscar Niemeyer, a ser erguida do lado de fora.
O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, também compareceu à cerimônia, elogiando a iniciativa do governador e do deputado Luciano Batista. "É mais uma vitória, que vai beneficiar a Baixada Santista como um todo".
lbatista@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Mobilização de servidores do quadro de apoio escolar cobra reajuste salarial em audiência na Alesp
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado participa de ordenações históricas dos Arautos em São Paulo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações