Saúde e Higiene aprova PL que prevê teste do pezinho expandido na rede pública


23/02/2010 20:06

Compartilhar:

Fausto Figueira , presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COMSAUDEFAFIMAU_6364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COMSAUDEDEPSMAU_6373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia aprovou nesta terça-feira, 23/2, parecer favorável ao Projetos de Lei 209/2009, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que autoriza a rede pública paulista de hospitais, maternidades e postos de saúde a disponibilizarem o teste do pezinho expandido.

O teste é um conjunto de exames capaz de detectar mais de 45 doenças que podem surgir nos primeiros dias de vida da criança, sendo uma alternativa muito mais eficaz que o exame convencional, já que reduz o número de resultados falso-positivo e permite várias outras análises.

A coleta do material é realizada através da punção do calcanhar do bebê, da mesma forma que o teste tradicional, mas ganha-se com a qualidade da nova abrangência de diagnóstico do teste expandido.

Também foi aprovado na reunião o PL 859/2009, de autoria do deputado Edson Giriboni (PV), que autoriza o Poder Executivo a construir e instalar uma unidade do Instituto de Reabilitação da Rede Lucy Montoro em Itapeva, município distante 284 quilômetros de São Paulo.



Dengue



O presidente da comissão, Fausto Figueira (PT), demonstrou durante a realização da reunião sua preocupação com o surto de dengue verificado em diversas regiões do Estado de São Paulo. A ideia é convocar em data próxima o secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, além de especialistas para discutirem a questão: "O problema da dengue só será resolvido quando a sociedade efetivamente participar", disse o deputado José Augusto (PSDB).

Durante a reunião, decidiu-se pelo arquivamento de 47 moções apresentadas em anos anteriores. Por mudanças no Regimento Interno da Assembleia, a deliberação de moções passou à competência das comissões, o que gerou acúmulo de proposituras. Assim, para que as moções que perderam o objeto pudessem ser arquivadas, desobstruindo a pauta, teriam de ser deliberadas.

Participaram da reunião os deputados Marcos Martins (PT), Pedro Tobias (PSDB), João Barbosa (DEM), José Augusto (PSDB), Camilo Gava Neto (PV), Analice Fernandes (PSDB), Uebe Rezeck (PMDB) além do presidente da comissão, Fausto Figueira (PT).

alesp