Festival de Inverno de Paranapiacaba: ainda dá tempo de conferir


24/07/2008 17:27

Compartilhar:

Museu Castelinho, antiga casa do engenheiro-chefe da estação ferroviária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/24 PARANAPIACABAO Castelinho, onde ha um museu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clube União Lyra Serrano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/24 PARANAPIACABA Clube Uniao Lyra Serrano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/24 Paranapiacaba1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pátio Ferroviário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/24 PARANAPIACABAPatio Ferroviario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Termina no próximo fim de semana, dias 26 e 27/7, a edição 2008 do Festival de Inverno de Paranapiacaba, com atrações para todos os gostos e idades. O público poderá ainda conferir naquela cidade histórica apresentações musicais, performances teatrais e exposições. Os ingressos para as apresentações são distribuídos duas horas antes dos shows, na bilheteria da av. Fox, 434. Apesar de as atividades serem gratuitas, os responsáveis pelo evento sugerem a doação de um quilo de alimento não-perecível.



Programação



Para crianças, no sábado e no domingo, das 10 às 17 horas, a equipe do Expresso Lazer no Espaço Criança desenvolverá uma programação recreativa realizada por monitores especializados. Na programação infantil do sábado ainda estão as peças "Era Uma Vez ... Um Gato Xadrez", às 13h30, "O Senhor dos Sonhos" às 15 horas e o espetáculo de dança "Su", pela Cia Lux, às 19 horas. No domingo, às 13h30, será apresentada a peça "A Verdadeira História do Lobo Mau" e, às 15 horas, "Saltimbancos".

Adultos e crianças, no sábado, às 21 horas, têm mais uma programação: o filme "Norman Mclaren: O Animador Enquanto Músico", onde a trilha sonora é feita diretamente nos filmes com três técnicas diferentes.

Nos dois dias, pela manhã e à tarde, serão realizadas no Núcleo de Cerâmica oficinas de cerâmica utilitária e decorativa com D"Anésia e Ré Celi Rosa, com venda de peças. O local abrigará ainda, no sábado, a partir das 20 horas, o Improviso"s Bar Cultural, com show das bandas Maná Mana, Princípios do Bem e Vibração Sol.

No sábado, às 19 horas, no Clube União Lyra Serrano, o Balé de Diadema e Grupo Pedra Branca farão espetáculo baseado nas danças brasileiras, com base na obra literária "A pedra do reino", de Ariano Suassuna.



Música



O maior destaque do Festival é a música. Além de apresentações de bandas itinerantes, no sábado se apresentarão no Largo dos Padeiros às 12, 14 e 16 horas, o Grupo Brasileirinho e, às 19 horas, o Batucada Falada; no domingo, nos mesmos horários, o André Calixto e Grupo.

No Clube União Lyra Serrano, antigo clube dos ferroviários a três quadras da estação, sábado, às 15 horas, haverá show de jazz do Trio 202: Nelson Ayres, Toninho Ferragutti e Ulisses Rocha. No domingo, às 13 horas, os integrantes do Sound Scape Big Band mostrarão seu trabalho ao público, sendo seguidos, às 17 horas, pelo Badi Assad Trio.

O Palco do Mercado receberá no sábado, às 14 horas, a banda de Santo André Grooves e Afins e, das 16h às 21h, o Projeto Recife Transatlântico Sounds. No domingo, será a vez, às 13 horas, de show da Escola de Samba Tradição de Ouro; e às 14 horas da Escola de Samba Seci ambas de Santo André. Às 16 horas, será a vez de Rubens Kurin e Banda e, às 18 horas, de Karina Fiorentino e Banda.

Finalmente, o Espaço Viradouro, que fica no "vira-máquina", ao lado da antiga estação, onde é o espaço das grandes apresentações do festival, receberá no sábado, às 17 horas, Fabiana Cozza e, às 21 horas, de Otto e banda. Domingo, o espaço receberá duas atrações internacionais: os guitarristas Eddie C. Campbell, às 14 horas e, às 18 horas, o Scott Henderson Trio.



Informações gerais



Paranapiacaba, antiga estação ferroviária localizada na beira da serra do Mar é um distrito da cidade de Santo André desde 2002. Durante o festival haverá praça de alimentação no Antigo Mercado, pizzaria no galpão ferroviário, bar no Espaço Viradouro, além de serviço de recepção e informações, esquema de segurança e banheiros públicos.

Para chegar de trem e ônibus, é necessário embarcar nas estações CPTM da Luz ou da Linha D com destino a Rio Grande da Serra. Deve-se descer na última estação e pegar um ônibus até a Vila de Paranapiacaba, que na época do Festival está partindo em intervalos de 20 minutos.

De carro, ir pela via Anchieta até o trevo do Riacho Grande (km 29), seguindo a placa para Ribeirão Pires. Pegar a Estrada Velha de Santos até o km 33, entrar à esquerda na rodovia Índio Tibiriçá, seguindo até o km 44 mais 200 metros e entrar à direita na avenida Antonio Tometich. Ir até o final dessa avenida e virar na na rodovia SP 122, que dá acesso a Paranapiacaba. Há um bolsão de carros a 6 km da vila, ao custo de R$ 10,00, com transporte gratuito para a vila.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.santoandre.sp.gov.br/fip e em www.guiaparanapiacaba.com.br. O telefone do Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba é 4439-0237.

alesp