Assis tem alto potencial agrícola, mas baixo índice de desenvolvimento humano

Audiência Pública LOA 2011 - Assis
14/05/2010 19:42

Compartilhar:

Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSIS2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Romagnoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSISADRIANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSIS3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jairo Costa e Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSISJAIRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças e Orçamento debate proposta orçamentária para 2011 na Câmara Municipal de Assis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSIS1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ênio Tattto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/ASSIS4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara em audiência sobre o Orçamento 2011



De volta a Assis, cinco anos após a realização da primeira audiência pública na cidade para discutir o Orçamento estadual, a Comissão de Finanças e Orçamento promoveu nesta sexta-feira, 14/5, debate na Câmara Municipal sobre a proposta orçamentária para 2011 e ouviu dos participantes as sugestões de emendas para destinar, da melhor forma possível, recursos para a região.

As prioridades de Assis foram relatadas pelo presidente da Câmara, José Fernandes: macro política de desenvolvimento, compensação pelo alto número de pedágios na região que praticamente a isola do restante do Estado, trevo adequado de acesso à Unesp e programa de incentivo à agricultura familiar, mediante a presença na cidade de técnicos em fruticultura da Agência Paulista de Tecnologia. "Apesar de a região contar com um solo extremamente fértil, temos um baixo índice de desenvolvimento humano", informou o presidente da Câmara.

Assis ainda precisa de revitalização dos espaços de lazer e de unidades habitacionais, com o intuito de remover moradores de favelas que começam a adensar a cidade.

Os problemas no setor social foram apresentados pelo secretário da área, Adriano Romagnoli, que reclamou que, há quatro anos, o valor orçamentário para a região não tem reajuste. "Tendo em vista os projetos relevantes desenvolvidos na cidade, se faz necessária a transferência automática do Estado de valores maiores do que os atuais."

O município de Palmital demanda por uma unidade da Fatec, mais verbas para a área social e maior efetivo policial, entre outros pleitos. Maracaí precisa de novas instalações para o fórum e programa de geração de empregos. As sugestões foram feitas respectivamente pelos vereadores Homerinho Filho e "Chevete".

Também em Assis, como nas reuniões anteriores da CFO, representantes do funcionalismo estadual pediram a palavra para protestar contra os baixos salários, principalmente os pagos aos aposentados, e para solicitar melhor infraestrutura, em especial, nas unidades da perícia técnica do Estado.

O prefeito de Tarumã, Jairo Costa e Silva, informou que, no dia 6/5, os prefeitos da região reuniram-se em sua cidade e que elaboraram um documento com as demandas locais. O fórum de discussão foi denominado Vale Mais. Novas reuniões serão realizadas para a elaboração de sugestões de emendas orçamentárias.



A importância do debate



Os membros da Comissão de Finanças e Orçamento se pronunciaram para explicar a importância do debate sobre o Orçamento estadual. O presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB), destacou que a CFO tem o compromisso de realizar audiências públicas não só pelo cunho parlamentar, mas por questão ideológica, para mudar a cultura política.

Enio Tatto (PT) lembrou que a grande luta da comissão é para regionalizar o Orçamento e que, ao final do ano, as emendas serão sistematizadas num documento a ser entregue aos candidatos ao governo do Estado.

"Através das audiências públicas começamos a despertar para a importância de se discutir o Orçamento estadual", concluiu Vitor Sapienza (PPS).

A comissão segue para Bauru, onde realiza ainda nesta sexta-feira, 14/5, audiência pública na Câmara daquela cidade.



Região Administrativa de Marília destaca-se pela atividade agroindustrial



A cidade de Assis faz parte da Região Administrativa de Marília situada no centro-oeste do Estado de São Paulo. A Região ocupa um território de 18.458 km², que corresponde a 7,4% do território paulista, e é composta por 51 municípios distribuídos em quatro regiões de governo: Assis, Marília, Ourinhos e Tupã.

A estrutura produtiva desta RA caracteriza-se por forte integração entre atividades primária e secundária, destacando-se pela atividade agroindustrial. Essa dinâmica também é responsável pela forte indústria de máquinas e equipamentos voltados à agropecuária. Essas atividades respondem por grande parte do emprego industrial formal da região.

A maior parte dos empregos formais da região está no setor terciário, principalmente nos municípios-sede. Essa estrutura produtiva faz com que a maioria dos municípios, entre eles os municípios-sede, que abrigam 69,3% da população regional, apresente baixo indicador de riqueza, apesar de indicadores sociais satisfatórios.

Cabe ressaltar a importância das usinas hidrelétricas localizadas na região. As usinas de Chavantes, Canoas 1, Canoas 2 e Lucas Nogueira Garcez, nos municípios localizados no sul da RA de Marília, são responsáveis por cerca de 6% de toda a energia gerada no Estado.

A presença da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Marília (Unimar), além da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e o Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem), faz de Marília um importante centro regional de ensino. Da mesma forma, os seis hospitais do município, além do Hospital das Clínicas da Famema e do Hospital Escola de Medicina da Unimar, configuram o centro regional de saúde.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) revela que a RA de Marília está bem colocada em escolaridade, ocupando a 4ª posição entre as regiões do Estado. Contudo, a região ficou com a 8ª e a 13ª colocações, em 2004, nas dimensões longevidade e riqueza, respectivamente.

(Informações obtidas na publicação Foco, da Fundação Seade)

Municípios da RA de Marília

Pedrinhas Paulista, Pompéia, Álvaro de Carvalho, Assis, Bastos, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínia, Ibirarema, Ipaussu, Lupércio, Maracaí, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bessane, Ourinhos, Palmital, Platina, Ribeirão do Sul, Tarumã, Tupã, Vera Cruz, Alvinlândia, Arco-Íris, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Fernão, Garça, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Júlio Mesquita, Lutécia, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Gália, Rinópolis



Assis, acesso estratégico para o Mercosul



A economia de Assis é marcada pela diversificação: agricultura, comércio e prestação de serviços. Tal diversificação é favorecida por sua localização no sudoeste paulista onde um importante entroncamento rodoviário, entre os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, viabiliza acesso estratégico para o Mercosul. Destaca-se, também, como grande centro educacional e tecnológico na região do Médio Paranapanema.

Em expedição pelo interior paulista, o mineiro de Pouso Alegre José Teodoro da Fonseca, chegou nesta região em 1885, registrando o título de ocupação da área, limitada pelo rio Paranapanema e pelo seu espigão com os rios Peixe, Turvo e Figueira. Inicialmente ocupadas pelos índios Kaigang, as terras foram divididas em glebas e vendidas a outros desbravadores, sendo um deles o Capitão Francisco de Assis Nogueira, que em, 1º de julho de 1905, doou oitenta alqueires de terras para a construção de uma capela.

Inicialmente, parte de Campos Novos, Assis obteve crescimento e desenvolvimento em função da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1914, abrindo caminho para a chegada do café e transformando o local em ponto de referência do Vale do Paranapanema. Com a chegada de imigrantes italianos, libaneses e alemães, Assis foi elevada a município em 19 de dezembro de 1906.

O turismo em Assis na área rural se dá especialmente na região da Água de Fortuna. Os moradores da cidade também apreciam o Parque do Buracão e o Horto Florestal, onde é possível se banhar no lago, visitar o mini-zoo, conhecer o viveiro de mudas e usar as churrasqueiras.

Os melhores programas são os museus e igrejas. Há o Museu e Arquivo Histórico (também conhecido como Casa de Taipa), o de Arte Primitiva e o de Artes Sacras. Dos prédios religiosos, vale a pena conhecer a bela Catedral e as igrejas de Santa Cecília e Vila Xavier. O Teatro Municipal Padre Enzo Ficinetti, construção de 1940 tombada como patrimônio histórico, deve ser apreciada por sua arquitetura histórica.

(Informações obtidas nos sites www.ilocal.com.br e no site oficial da prefeitura de Assis)

alesp