Palestra sobre a inserção da cultura africana nas escolas


29/06/2010 17:33

Compartilhar:

 Giannazi, Elisabete, Luciano e Vera Lúcia, à mesa dos debates<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/GIANNAZIEDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convidados pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), a professora Elizabete Melo e seu colega, o também professor Luciano Braga, que lecionam no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos na zona sul da capital) apresentaram na Assembleia uma palestra sobre a história da África e dos afro-brasileiros. O encontro, que contou com a participação do parlamentar e também de Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia e pesquisadora dos movimentos sociais e da diáspora africana no Brasil e no mundo, ocorreu no dia 21/6.

Giannazi salientou que a LDB obriga o ensino da história do continente africano nas escolas e que o país necessita reescrever esta presença e rica participação dos povos africanos na formação da sociedade brasileira. "Por exemplo, os heróis negros, a questão do racismo ainda persistente no Brasil e a auto-estima devem ser revalorizados e estudados desde cedo pelas crianças", disse.

O professor Braga foi além e comentou sobre a contribuição do africano para o resto do mundo e fez menção específica à "história real", que não tem sido contada nos livros escolares. Elisabete destacou o papel do educador na sala de aula e as ações discriminatórias oriundas do preconceito vindos dos próprios alunos. A questão do "outro" foi abordada pela socióloga Vera Lúcia.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp