Medicina Biomolecular é tema de seminário


02/05/2011 21:37

Compartilhar:

Elisabeth Mariano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/EspacoMulherElisabethMarianoJAT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 2/5, realizou-se na Assembleia Legislativa o 2º Seminário de Estudos Espaço Mulher 2011, com o tema A Medicina Biomolecular para o Século 21. A abertura do evento coube ao deputado Carlos Gianazzi (PSOL), que expressou sua visão sobre a saúde dos educadores paulistas e defendeu a importância de aulas sobre alimentação saudável nas escolas como forma de prevenir doenças. Ele também revelou seguir a dieta macrobiótica há dez anos.

Diretora-presidente do Instituto Espaço Mulher, que comemora 24 anos de existência em 2011, a professora Elisabeth Mariano falou sobre o trabalho de Jerônima Mesquita, considerada um exemplo de liderança feminina brasileira. Em sua homenagem, 30/4 é, no Brasil, o Dia Nacional da Mulher.

Porque a Medicina Biomolecular é Considerada a Melhor Solução para sua Saúde no Século 21 foi o tema abordado pelo professor-doutor José de Felippe Junior, fundador e presidente da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular e Nutrigenômica. Ele informou que a medicina biomolecular é a medicina acrescida dos campos da bioquímica, nutrição, dos radicais livres etc., e é regulamentada desde 1998 pelo Conselho Federal de Medicina. Ele disse que sonha em incluir, nos currículos escolares, noções sobre o que é alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças.

O cardiologista e nutrólogo Sérgio Vaisman falou sobre A Medicina Biomolecular na Prevenção das Doenças Musculares e Ósseas que Afetam a Maturidade e a Terceira Idade. Segundo ele, a medicina biomolecularé útil para isso, pois "trabalha a saúde e não a doença". A Medicina Biomolecular como Solução para Aprimorar a Nutrição, Melhorar a Qualidade de Vida e Reduzir o Mau Estresse foi abordado pelo médico Edson Carlos Miranda Monteiro.

Um dos apoiadores do evento, junto com a Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, foi o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem). Seu presidente, professor Ismael Nery Palhares Junior, falou sobre a Aprofem Diante da Importância da Saúde dos Educadores, destacando as doenças que mais acometem os professores. A seguir, foram respondidos questionamentos do público presente.

alesp