Estação de tratamento de esgoto em São Joaquim


22/06/2011 15:30

Compartilhar:

O secretário Giriboni, a prefeita Maria Helena e o deputado Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ENGLEReteSAOJOAQUIM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Engler (PSDB) e a prefeita Maria Helena Vannuchi definiram a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Joaquim da Barra.

Ficou definido, em audiência na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, que a obra pode ser iniciada em 2012, dependendo apenas da elaboração do projeto, da concessão da licença ambiental e da viabilização do terreno.

Engler e Maria Helena foram recebidos pelo secretário da pasta, Edson Giriboni. Ele falou sobre a extensa lista de municípios que aguardam a liberação de obra do mesmo tipo, mas que encontram dificuldades em pelo menos uma das três condições necessárias. "Argumentamos que São Joaquim já tinha um processo iniciado e suspenso em 2009 e isso contou ponto a favor", disse Engler.

A argumentação mencionada pelo deputado tem a ver com o esforço feito dois anos atrás para que a obra saísse. Na ocasião, imprevistos com as adaptações do projeto, necessárias para a obra, impediram a liberação de recursos estaduais, estimados, inicialmente, em R$ 6,8 milhões.

Pelo que ficou combinado entre deputado, prefeita e secretário, o município tem até o fim de 2011 para providenciar um projeto atualizado da estação. Paralelamente a isso, a situação do terreno em que ela será construída precisa ser regularizada, bem como precisa ser agilizada a licença ambiental do projeto dentro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.



rengler@al.sp.gov.br

alesp