Lins: mais uma audiência com presença maciça de professores

Audiência Pública em Lins
22/09/2005 11:40

Compartilhar:

Cidade de Lins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lins 009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, Enio Tatto (PT), iniciou há pouco a 27a audiência pública da comissão, que tem por finalidade reunir sugestões da comunidade de Lins e região ao orçamento estadual para 2006. O evento está sendo realizado na Câmara local com a participação de um público aproximado de 80 pessoas, em sua maioria integrantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo.

Segundo Tatto, o objetivo da audiência é o de aproximar a Assembléia da população, numa iniciativa inédita, para colher sugestões que deverão ser transformadas em emendas ao orçamento estadual. "Até então as propostas eram feitas apenas por deputados, mas, desta vez, o relator devera incluir as prioridades de cada região em seu parecer ao projeto da lei orçamentária." O vice-presidente afirmou que o orçamento para 2006 poderá ser considerado de autoria coletiva e, por isso, esta sendo chamado de orçamento cidadão.

A professora Maria Macedo sintetizou as reivindicações contidas em carta distribuída pela Apampesp. Basicamente as solicitações são o cumprimento do artigo 37 da Constituição estadual que estipula reajuste anual para os servidores, fim da política de gratificações, isonomia de benefícios entre ativos e aposentados, contrapartida do governo na manutenção do Iamspe e pagamento de precatórios.

Integram a mesa de trabalhos os deputados Waldir Agnello (PTB), Edmir Chedid (PFL), relator do orçamento, Ricardo Castilho (PV) e Pedro Tobias (PSDB), o presidente da Câmara de Lins, Durval Marçola, e o prefeito da cidade, Waldemar Casadei.

Após as saudações do presidente da Câmara, o prefeito afirmou que a região está em estagnação e, por isso, vai orientar as demandas para a área de desenvolvimento. Ele disse que a região precisa de incentivos para a produção de biodiesel, uma vez que, segundo Casadei, Lins tem potencial para se tornar um pólo nesse segmento. "Ainda para incrementar a pesquisa, precisamos instalar na cidade uma Fatec."

Casadei ressaltou outro potencial, o turístico, lembrando a qualidade das águas termais da cidade. O prefeito não esqueceu de abordar a situação precária da Santa Casa.

alesp