" />" /> Ceramistas pedem aprovação de projeto que reduz ICMS para o setor

Ceramistas pedem aprovação de projeto que reduz ICMS para o setor

Redução vai diminuir preço da louça sanitária, avalia o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção " ANAMAC, Cláudio Elias Conz.
15/06/2005 20:56

Compartilhar:

Empresários e trabalhadores do setor ceramista do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ceramistaspubl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Aldo Demarchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/demarchi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi (PFL) recebeu na tarde desta quarta-feira, 15/6, na Assembléia Legislativa empresários e trabalhadores do setor ceramista do Estado de São Paulo.

O Projeto de Lei 595/2005, de iniciativa do governador do Estado, que reduz a alíquota de ICMS de 18% para 12% para louças sanitárias, ladrilhos, pisos e revestimentos esteve pautado para a sessão extraordinária convocada para a noite, para ser discutido e votado. Este projeto faz parte de um dos treze projetos da chamada "Primavera Tributária" " programa lançado pelo Governo do Estado.

A reunião realizada no auditório Franco Montoro contou com diversos líderes partidários da Assembléia, que prestaram solidariedade e apoio à luta do deputado Aldo Demarchi pela aprovação do projeto. Estiveram presentes os deputados Edson Aparecido, líder do Governo, Jonas Donizete, líder do PSB, Adilson Barroso, líder do PSC, Nivaldo Santana, líder do PCdoB, Conte Lopes, líder do PP, Campos Machado, líder do PTB e Roberto Morais, líder do PPS, além de outras autoridades, como o prefeito de Santa Gertrudes,Valtimir Ribeirão.

Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção " Anamaco disse que o projeto, se aprovado, estará corrigindo uma distorção grave. "No Paraná a alíquota praticada é de 12%, o que faz com que os consumidores dirijam-se para lá para comprar os produtos que, na verdade, são fabricados em São Paulo", afirmou.

Segundo ele, haverá uma redução de 8% no produto final e todos os consumidores terão acesso a este benefício. Citou como exemplo que um jogo de louças sanitárias que custa hoje R$ 120 sairá por R$ 108 com a aprovação da nova lei.

José Luiz Batistella, diretor titular da CIESP de Limeira, declarou que a lei estará trazendo maior competitividade para exportação, além de fazer justiça para o Estado de São Paulo já que em alguns Estados da Federação, em especial na região Nordeste, a alíquota do ICMS é de 7%.

Batistella acrescentou que este projeto do governo provocará impacto positivo na geração de novos empregos no Estado de São Paulo.

Demarchi que fez pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa, ressaltou a importância de aprovar o projeto e reforçou seu pedido de apoio a todas as lideranças partidárias. "Os resultados após a redução das cargas tributárias têm sido positivos para o mercado. Ao contrário do que se pensa, quando se diminui os impostos há aumento da arrecadação, da produtividade e da geração de empregos" concluiu o deputado.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp