Sessenta anos depois, Assembléia paulista comemora sua reabertura e a fundação da Associação dos Funcionários


29/10/2007 21:42

Compartilhar:

Comemorações dos 60 anos de reabertura do Parlamento paulista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOLENE AFALESP 19  MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima, deu início às comemorações dos 60 anos de reabertura do Parlamento paulista falando um pouco da histó­ria da Casa, de seus primeiros atos, como a criação do Diário Oficial, a obrigatoriedade da freqüência das crianças no ciclo básico aos 7 anos de idade e a contratação do arquiteto Jules Martin para projetar aquele que seria um dos principais marcos da Capital, o Viaduto do Chá, numa São Paulo que possuía então 326 mil habitantes, dos quais 25% eram escravos.

De lá para cá, o Legislativo sofreu com dois fechamentos, o mais duro durante o Estado Novo, quando foram cassados 24 deputados. "Foi criada uma comissão suprapartidária que conseguiu fazer a democracia triunfar", comentou o presidente, falando ainda da participação dos funcionários para que a Assembléia consiga servir ao povo paulista da melhor maneira possível. O presidente falou ainda da doação de uma obra de arte que a Afalesp (Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa de São Paulo) fez ao Museu de Esculturas da Casa, com a obra intitulada Fênix. O presidente lembrou do pássaro mitológico que inspirou a obra e comparou os funcionários e a própria Assembléia à capacidade de ressurgir das cinzas do Fênix, recuperando-se sempre, Assembléia e funcionários, dos atentados contra a democracia e contra o moral dos funcionários.

Em seguida, a presidente da Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa Afalesp, Rita Amadio Ferraro, homenageou Vaz de Lima e sua esposa, com um mimo e um buquê de flores para demonstrar a gratidão dos funcionários em terem, na presidência, um colega sensível aos esforços e à capacidade do funcionalismo para bem servir o Parlamento e, conseqüentemente, o povo paulista.

Vaz de Lima passou a condução dos trabalhos ao seu colega Vitor Sapienza (PPS), que continuou conduzindo as homenagens aos servidores convidados, muitos agora aposentados, mas que aqui serviram quando ele, Vitor, era presidente da Casa.

Após as homenagens, foi oferecido um coquetel para os convidados com apresentação de números musicais que encerraram a II Semana de Talentos da Assembléia.

alesp