Estratégias para inclusão social reúnem diferentes nações e culturas
Realizou-se nesta quinta-feira, 13/3, o 1º Seminário Internacional de Inclusão Sócio-Cultural da População de Baixa Renda, promovido pelo Centro Cultural Àdímúlá - Afrikambo, entidade fundada em 1997 cujo principal objetivo é unir pessoas de diferentes nações promovendo difusão cultural e valores éticos. Àdímúlá, em ioruba, é o nome de um dos aspectos do orixá Oxalá, e significa "aquele que é suficientemente forte para nos dar segurança". Ainda participou da organização do evento o Centro de Apoio à Cultura Pinheiro & Oliveira.
O primeiro palestrante, o sociólogo e professor Eduardo Oyakawa, falou sobre o processo de exclusão social no Brasil, país que considerou um dos mais injustos do mundo. Ele afirmou que a vida moderna leva à "alienação de nós mesmos", alertou que um "povo sem memória não consegue fazer seu futuro" e que é hora de procurar um modelo alternativo de sociedade.
O esporte como parte fundamental da educação, do desenvolvimento infanto-juvenil e da inclusão social foi o tema de Nelson Evangelista, arquiteto e secretário-adjunto de Esporte e Lazer, que falou dos projetos realizados na cidade de São Paulo. Ele destacou o "Clube Escola", que visa dar a jovens, no período livre antes ou depois das aulas, acesso a atividades culturais ou esportivas nos clube municipais.
Para falar sobre a proposta de parceria Brasil-Canadá, usou da palavra a professora Njoki Nathani Wane, Phd da Universidade de Toronto. Os cursos a serem oferecidos serão de diversas modalidades, de curta duração e visarão qualificar profissionalmente jovens carentes. Haverá também intercâmbio de professores para o ensino de inglês e português. Ela ainda elogiou a atuação de Cleide Andrade, presidente do Centro Cultural Àdímúlá.
Rebeka Epíscopo, modelo e presidente do Projeto Modelo de Vida, de Arraial d"Ajuda, Bahia, e Garrido do Boxe, que mantém na capital paulista, desde 2000, uma academia de treinamento de boxe para moradores de rua e pessoas em situação de risco, localizada embaixo de um viaduto no bairro da Bela Vista, expuseram suas experiências. Caio Santos, proprietário da Academia de Artes, discorreu sobre o surgimento e a importância da arte, que considerou ser também útil na inclusão social.
No final do evento, o príncipe Adegboyega Najeem, fundador do Centro Cultural Àdímúlá no Brasil, justificou a ausência da professora Brenda Kirkpatrick, dos EUA, que falaria sobre o projeto Aprendizado da Família. O príncipe entoou prece em ioruba e agradeceu a presença de todos.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações