Ato solene comemora o centenário do IFSP e faz lançamento do Fórum Mundial de Ensino Técnico e Tecnológico


05/11/2009 21:58

Compartilhar:

Paulo Teixeira, Iara Bernardi, Simão Pedro e Arnaldo Augusto Ciquielo Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/ATOSOLIFSPOMESA_0019ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Professores, alunos e profissionais da Educação reuniram-se nesta quinta-feira, 5/11, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, para comemorar os 100 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como para fazer o Lançamento Estadual do Fórum Mundial do Ensino Técnico e Tecnológico.

O deputado Simão Pedro (PT) recepcionou a comunidade do Instituto, mais conhecido como Escola Técnica Federal, e parabenizou a instituição pela excelência da qualidade de ensino que pratica. Coordenador do evento e seu proponente, Simão Pedro convidou para compor a Mesa a representante do MEC em São Paulo, professora Iara Bernardi, Arnaldo Augusto Ciquiela Borges, reitor do IFSP, e o deputado federal Paulo Teixeira.

Em seguida, Simão Pedro fez um breve histórico das atividades do IFSP, instituição vinculada diretamente ao Ministério de Educação, em suas diversas fases. Logo na sua fundação, em 1909, como Escola de Aprendizes e Artífices, formava operários e contramestres para a indústria paulista, que recém surgia. De 1960 a 1990, como Escola Técnica Federal de São Paulo, formou técnicos de nível médio para as áreas de Mecânica, Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações, Processamento de Dados e Informática Industrial. Em 1987, a escola inaugurou a sua segunda unidade, localizada no município de Cubatão, e, em 1996, a terceira unidade, na cidade de Sertãozinho. Nesse último período houve o reconhecimento público do excelente preparo profissional ministrado pela escola técnica. A partir do ano 2000, houve a expansão da oferta de ensino da Instituição. Em 2005, houve a implantação da unidade Guarulhos, 2006, de Caraguatatuba e São João da Boa Vista, em 2007, de Salto e Bragança Paulista e, em 2008, as unidades de São Carlos e São Roque. Atualmente, com aproximadamente 8,5 mil alunos matriculados, atua nos seguintes níveis e modalidades: cursos de engenharia, de tecnologia, de licenciatura, pós-graduação, cursos técnicos e ensino médio.

Em seguida, Simão Pedro passou a palavra ao seu colega da Câmara Federal, Paulo Teixeira, que elogiou o IFSP. Teixeira falou do crescimento do ensino técnico em São Paulo e no Brasil e do sucesso das escolas técnicas a ponto de sua implantação nos municípios constituir atualmente a principal demanda dos prefeitos.

A representante do MEC, Iara Bernardi, falou que poucas entidades educacionais têm 100 anos no Brasil. Iara comentou que as escolas de ofício foram criadas para atender uma parcela da população de trabalhadores que, na concepção das elites, não precisavam estudar, mas aprender um ofício. "Uma parcela da sociedade, a elite, faria a universidade, estudaria para comandar o país, e a outra parcela aprenderia uma profissão". Iara chamou a atenção dos avanços que nós tivemos com essa instituição que agora faz cem anos, com modificações e avanços, e de sua importância na nova ordem econômica, na globalização, a ponto dessas escolas sofrerem uma expansão contínua.

Iara comentou ainda a grande dívida que o Estado tem com os trabalhadores brasileiros, e que temos de pagar. "Cerca de 60 milhões deles ainda não têm os oito anos de estudo básico, e precisam ser atendidos".

O reitor da IFSP, Arnaldo Ciquiela Borges, agradeceu a homenagem, que continuou com o lançamento do Fórum Mundial do Ensino Tecnológico e que terá um lançamento em cada Estado da federação, até o lançamento final em Brasília.

alesp