Projeto prevê horário para término dos jogos de futebol


03/05/2010 17:26

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/GILMACIFUTEBOL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A determinação de que o horário de término dos jogos de futebol no Estado de São Paulo seja até às 23h15 é o objetivo do Projeto de Lei 216/2010, do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB).

De acordo com o parlamentar, excepcionalmente será permitido o avanço do horário em 15 minutos nos casos de prorrogação de tempo da partida para a definição do vencedor.

Segundo o texto, em dias de jogos fica também assegurado ao cidadão o transporte público até a 1h da manhã. O descumprimento ao disposto acarretará aos organizadores do evento multa no valor de 100 mil Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), dobrada no caso de reincidência.

"No Brasil", diz o deputado, "os jogos de futebol estão diretamente relacionados ao lazer e ao prazer do brasileiro pela torcida do seu time de coração, sendo o futebol considerado por muitos a grande paixão popular e um grande espetáculo desportivo acompanhado, inclusive, por pessoas de outras nacionalidades. Entretanto, há anos, o prazer e a diversão vêm se confundindo com a violência e a invasão de direitos do cidadão. O motivo? Interesses financeiros de grandes empresas, má organização e o horário do término dos jogos em São Paulo", afirma.

Gilmaci Santos fala que geralmente os jogos iniciam-se às 22 horas e terminam, muitas vezes, após a meia noite, o que causa transtornos imensos aos torcedores, moradores do entorno do estádio e também aos trabalhadores que no mesmo instante pegam transporte público com as torcidas. "Por causa dessa violência muitos tem escolhido assistir a essas partidas em casa, opção escolhida por quem quer ficar distante de tanta violência", conclui.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp