Assembleia recebe cônsul do Japão e presta solidariedade aos atingidos por tragédia

Kazuaki Obe informou que 22 mil pessoas foram afetadas, mas acredita que o país vai superar esse desafio
23/03/2011 20:14

Compartilhar:

Recepção ao cônsul do Japão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ColideresConsuldoJapaoMAU3366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades prestam homenagem às vítimas do terremoto/tsunami <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ColideresConsuldoJapaoMAU3430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kazuaki Obe e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ColideresConsuldoJapaoMAU3361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente pediu aos presentes um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos eventos naturais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ColideresConsuldoJapaoMAU3407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sensibilizado com a tragédia que assolou a costa leste do Japão em 11/3, e em nome do Parlamento paulista, o presidente da Assembleia Legislativa Barros Munhoz solidarizou-se com representantes da colônia japonesa no Estado, em reunião realizada nesta terça-feira, 22/3, no salão nobre da Presidência.

O presidente declarou às autoridades japonesas, representadas pelo cônsul-geral do país no Estado, Kazuaki Obe, o desejo dos parlamentares paulistas em ajudar os irmãos japoneses a superar essa grande tragédia. "Os vínculos entre nossos países são muito fortes. E se não fosse pela grandeza da colônia japonesa, São Paulo jamais seria o que é", disse.

Emocionado e agradecido, o cônsul Kazuaki Obe relatou as proporções do terremoto de 9,0 graus na escala Richter (o maior da história do país) e do tsunami gerado pelo tremor, com ondas de 10 metros, que assolaram a costa leste do país. "O número de mortos chega a nove mil e o de desaparecidos a mais de 13 mil pessoas. No total são 22 mil pessoas afetadas. Nosso governo vem recebendo apoio de representantes de várias partes do mundo, inclusive da presidente Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab e agora da Assembleia Legislativa. Agradecemos a solidariedade e amizade existente entre Brasil e Japão. Podem ter certeza que esse sentimento de amor e solidariedade chegará aos corações do povo japonês."

O cônsul mencionou outras dificuldades do povo japonês e da superação, motivada pela união do seu povo, a todos esses eventos. "Temos certeza que podemos superar mais esse gigantesco desafio."

Em respeito, o presidente pediu aos presentes um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos eventos naturais.

Na oportunidade, os deputados Itamar Borges e Jooji Hato, ambos do PMDB, e Hélio Nishimoto (PSDB), Alex Manente (PPS), Ed Thomas (PSB), Antonio Salim Curiati (PP) e Chico Sardelli (PV) entregaram ao presidente Munhoz moção apelando ao governo federal maior apoio do Brasil ao povo japonês e uma indicação ao governador do Estado no mesmo sentido.

Por sugestão da comitiva, nos próximos dias a Assembleia paulista deverá lançar campanha de apoio às vítimas japonesas.

Além do cônsul-geral do Japão no Estado, Kazuaki Obe, fizeram parte da comitiva a assessora cônsul especial da Seção de Economia, Saori Kuroki; o presidente Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura japonesa - , Kihatiro Kita; o presidente Enkyo -Beneficiência Nipo-brasileira de são Paulo -, Inácio Moriguchi; o presidente Kenren - Federação da Associação das Províncias do Japão -, Akeo Yogui; o presidente da Associação Miyagi Kenjin-Kai do Brasil, Koichi Nakazawa; o presidente da Associação Cultural e Assistencial Iwate Kenjin-Kai do Brasil, Hiroaki Chida; o 1º vice-presidente da Associação Fukushima Kenjindo Brasil, Terukazu Otake; o presidente da Associação Centro Social Ibaraki do Brasil, Missao Kobayashi e o vice-presidente da Associação Centro Social Ibaraki do Brasil, Norihito Kurosawa.



Os interessados poderão depositar suas doações nas seguintes contas: Consulado Geral do Japão - Banco do Brasil - agência 1196-7 conta corrente: 80000-7 e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo) - Bradesco - agência 0131-7 - conta corrente 112959-7

alesp