Comissão de Segurança Pública aprova convocação do secretário Saulo de Castro Abreu


10/05/2006 18:41

Compartilhar:

Deputada Rosmary Corrêa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/seguranca507 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Afanasio Jazadji, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/seguranca502 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Segurança Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/seguranca499 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia, sob a presidência do deputado Afanasio Jazadji (PFL), aprovou nesta quarta-feira, 10/5, dupla convocação do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. O secretário deve comparecer à Assembléia para informar as razões da diminuição de recursos destinados à segurança escolar, conforme requerimento do deputado Vanderlei Siraque (PT), e ainda para esclarecer os deputados sobre os procedimentos tomados em relação ao ataque a postos de policiais militares, teor do requerimento assinado pelo deputado Renato Simões (PT). O requerimento de Simões inclui data a ser marcada para a realização de ato de desagravo pela morte desses policiais.

A deputada Rosmary Corrêa (PSDB) registrou seu voto contrário às duas convocações, após ter sido reusado o seu pedido para que a primeira fosse transformada em convite.

Também foram aprovados pela comissão mais dois requerimentos de convites e um de convocação. Será convocado pela comissão o ex-coordenador dos Estabelecimentos Prisionais da Região Central do Estado de São Paulo, João Batista Paschoal, para esclarecer atividades durante sua gestão à frente do órgão.

Para explicar pagamentos supostamente irregulares feitos pela empresa municipal ProCotia, serão convidados o prefeito da cidade Joaquim Horácio Pedroso Neto, a procuradora regional da República Maria Iraneide Santoro Facchini, o promotor Alexandre Demetrius, o delegado da polícia seccional de Carapicuíba, Wagner Lombazini, e outras autoridades locais.

O último convite aprovado na reunião será dirigido aos promotores Rogério Sanches Cunha e Osias Daudt e ao delegado de polícia de Vinhedo, Álvaro Santucci Noventa Junior, para que informem a comissão sobre acusações de cobrança de propina feitas contra o ex-prefeito da cidade Milton Serafim.

A comissão aprovou ainda sugestão do deputado Carlinhos Almeida (PT) de realização de audiência pública para debater a situação das delegacias de polícia que funcionam como cadeias públicas no Interior do Estado. Almeida e o deputado Siraque entregaram à comissão relatório de visitas que ambos fizeram às mencionadas delegacias.

A sugestão do deputado Romeu Tuma (PMDB) para que a comissão faça indicação sobre pedido do Instituto Pleno Jure foi o último item aprovado. O Instituto encaminhou ofício à Assembléia solicitando que a mudança da sede do Comando de Policiamento de Área Metropolitana/9 não prejudique o bairro de Itaquera, na Capital.

alesp