Deputada pedirá urgência para projeto que potencializa programa de microbacias


31/05/2005 18:05

Compartilhar:

Deputada Beth Sahão visita região de Jales<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Beth 011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Beth Sahão (PT) vai solicitar urgência para o projeto do Executivo que potencializa a implementação do Programa Estadual de Microbaciais Hidrográficas. A proposta será apresentada durante reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária, presidida pela deputada e que acontece nesta quarta-feira, 1º de junho, às 14h30, no auditório Teotônio Vilela, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira.

Na segunda-feira, 30/5, Beth Sahão esteve na região de Jales, onde conheceu experiências bem-sucedidas do programa. Na visita, a parlamentar conversou com agricultores, técnicos da Cati, especialistas e representantes do poder público local. Foi unânime a opinião sobre a importância do programa, especialmente para o pequeno produtor rural.

O Programa de Microbacias Hidrográficas permite a concessão de subvenções econômicas aos produtores rurais, bem como a doação de sementes para adubação verde e de mudas de espécies florestais nativas.

O objetivo é incentivar a adoção de práticas agrícolas conservacionistas e de uso e manejo de solo e da água em microbacias hidrográficas.

Entre as ações que as subvenções poderão cobrir estão: construção de cercas para proteção dos mananciais, serviços de terraceamento mecânico, construção de faixas de retenção, construção de abastecedouros comunitários e uso, manejo e conservação do solo e da água.



bsahao@al.sp.gov.br

Os convênios realizados dentro do programa prevêem parceria financeira entre as prefeituras e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A aprovação do projeto é essencial para garantir que o Estado custeie 70% das ações. "É um programa de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do interior, onde a principal força-motora está no campo", afirma a deputada.

alesp