Deputado participa do Movimento Analfabetismo Zero


30/03/2009 21:35

Compartilhar:

Giannazi (centro) cobra políticas públicas para o setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/GIANNAZIZERO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por orientação da Conferência Estadual de Educação, foi lançado, no dia 26/3, na Assembleia, o movimento "Compromisso: São Paulo Analfabetismo Zero", que contou com a presença de diversos educadores, entidades e prefeitos do interior paulista. O objetivo é diminuir as taxas de analfabetismo no Estado de São Paulo, que hoje possui o segundo maior número de iletrados do país " apenas a Bahia, com 2 milhões de pessoas nessa situação, supera São Paulo.

O deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL), que participou do evento, disse que o poder público no Brasil tem de transformar a erradicação do analfabetismo em política do Estado com financiamento próprio. Para ele, até agora, a educação de jovens e adultos tem sido tratada marginalmente e, no geral, entregue a ONGs e ao Terceiro Setor. Giannazi citou o exemplo da "Alfabetização Solidária", que em vez de se situar na estrutura do MEC sempre esteve no setor da assistência, da comunidade solidária.

O deputado lamentou e criticou a ausência, no evento, do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, que, além de não comparecer, não assinou a carta compromisso. "A prefeitura paulistana está fechando salas de aula e dificultando a abertura de novas turmas, exigindo inclusive das escolas que elas tenham, no mínimo, 40 alunos", afirmou Giannazi.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp