Deputada leva pedido dos produtores de cal à Secretaria de Desenvolvimento


23/03/2012 10:46

Compartilhar:

Deputada pede redução da alíquota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MARIALUCIAAMARYREDUCAOICMSm.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alexandre Barbosa, acompanhados pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), o superintendente da Minercal, Luiz Pagliato, e o secretário executivo da Associação Brasileira de Produtores de Cal (ABPC), Mauro Seabra, solicitaram redução da alíquota do ICMS da cal hidratada de 18% para 12%, uma vez que Estados como Paraná e Minas Gerais já trabalham com alíquotas menores

Segundo o empresário, São Paulo é o maior produtor de cal para a construção civil e responde por mais de 50% da produção nacional. Apesar desse quadro, o setor vem sofrendo concorrência com os outros Estados brasileiros e alíquota pesada tem contribuído para uma contramão do desenvolvimento do Estado.

A construção civil está em alta em todo o Brasil. Apesar disso, houve uma queda de 3,5% da venda de cal, explicam os empresários, que há dez anos vendiam mais de 1 milhão de sacos de cal e hoje vendem apenas 500 mil.

O secretário afirmou que existe a possibilidade de reduzir a alíquota pelo período de um ano, como uma forma de teste, e que levará a questão, acompanhado da deputada Maria Lúcia, para a Secretaria da Fazenda. Para isso, será realizado um estudo. (mlf)



mlamary@al.sp.gov.br

alesp